SAÚDE PÚBLICA
Governo quer ampliar em 40% atendimento nos hospitais universitários até 2026
Rede Ebserh realizou mutirão com 34 mil atendimentos no fim de semana e prevê nova ação em dezembro
16/09/2025
07:20
REDAÇÃO
MARIA GORETI
Arthur Chioro, presidente da Ebserh, durante entrevista à Voz do Brasil. Governo pretende entregar 13 novas unidades hospitalares até 2026 Foto: Valter Campanato / Agência Brasil
O presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, afirmou nesta segunda-feira, 15 de setembro, que uma das prioridades do governo federal é ampliar em 40% os atendimentos realizados nos hospitais universitários da rede. A meta deve ser alcançada até o final de 2026, com a entrega de 13 novas unidades.
A declaração foi feita durante entrevista ao programa A Voz do Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Segundo Chioro, os hospitais universitários cumprem papel essencial no apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente em regiões onde há escassez de especialistas.
“Em muitos lugares do país, é só nos hospitais universitários que temos certos especialistas e procedimentos, por isso a importância deles no apoio ao SUS”, destacou o presidente da Ebserh.
Mutirão atendeu 34 mil pessoas
No último sábado, 13 de setembro, foi realizado o segundo mutirão nacional de atendimentos da rede Ebserh, com participação de 45 hospitais universitários em 24 estados e no Distrito Federal. Cerca de 5 mil profissionais de saúde foram mobilizados.
Ao todo, foram realizados 34 mil atendimentos, número quase três vezes maior que os 12 mil registrados na primeira edição, ocorrida em julho. As unidades definiram as especialidades com base na demanda local, priorizando cirurgias oftalmológicas, ortopédicas e oncológicas.
O mutirão integra o programa “Agora Tem Especialistas”, uma parceria entre os ministérios da Educação e da Saúde com a Ebserh, que é responsável pela gestão dos hospitais universitários federais.
Um novo mutirão já está previsto para o dia 13 de dezembro deste ano. A ação atenderá pacientes encaminhados por unidades básicas de saúde, bem como pessoas em acompanhamento nos hospitais universitários e que ainda não participaram das edições anteriores.
Chioro destacou que a atuação da Ebserh tem ajudado a reduzir o tempo de espera na fila do SUS. “Estamos respondendo de forma concreta à necessidade da população, com atendimento qualificado e focado nas reais demandas de cada região”, afirmou.
Visita presidencial reforça importância da rede
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou o Hospital Universitário de Brasília (HUB), ligado à Universidade de Brasília (UnB), durante a realização do mutirão. Na ocasião, Lula ressaltou a importância do SUS e afirmou que o cuidado com a saúde da população deve estar acima de divergências ideológicas.
“Não há esquerda ou direita quando se trata da saúde do povo. O que existe é a obrigação de garantir atendimento digno a todos os brasileiros”, afirmou o presidente durante a visita.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Audiência Pública do Parlasul será realizada em Ponta Porã e Pedro Juan Caballero
Leia Mais
Câmara revoga autorização de empréstimo de R$ 20 milhões após prisão de prefeito
Leia Mais
ALEMS sedia abertura da 7ª Conferência Estadual de Direitos Humanos
Leia Mais
Dourados realiza 2ª Caminhada “Passos pela Vida” no dia 27
Municípios