ACESSO AO EMPREGO
Funsat inaugura Polo Moreninhas e amplia serviços de qualificação e intermediação de mão de obra
Nova unidade aproxima vagas de emprego, cursos gratuitos e orientações trabalhistas da população da região do Bandeira, em Campo Grande
17/12/2025
06:45
REDAÇÃO
Novo Polo Funsat Moreninhas amplia o acesso da população a vagas de emprego, cursos gratuitos e serviços trabalhistas em Campo Grande @DIVULGAÇÃO
A Fundação Social do Trabalho inaugura, nesta quarta-feira (17), às 8h, o Polo Funsat Moreninhas, nova unidade criada para ampliar o acesso da população da região do Bandeira aos serviços de intermediação de mão de obra e à qualificação profissional gratuita. O polo está localizado na Rua Anacá, nº 699, e começa a funcionar uma hora após a abertura do expediente da sede da Fundação, no Centro da Capital.
Com a implantação da unidade, moradores que vivem a cerca de 12 quilômetros da sede da Funsat passam a contar, mais perto de casa, com atendimento para consulta de vagas de emprego, participação em cursos profissionalizantes gratuitos e orientações sobre a Carteira de Trabalho Digital e o Seguro-Desemprego. A previsão é de que, futuramente, o espaço também ofereça orientação para emissão da carteira de identidade.
Durante a inauguração do Polo Funsat Moreninhas, estarão abertas as matrículas para quatro formações: o Curso de Verão “Jornada do Futuro”, com 20 horas/aula e início em janeiro; Atendente de Farmácia, com 60 horas/aula e início em janeiro; Cuidador de Idosos, com 80 horas/aula e início em janeiro; além do Workshop de Biscoitos Natalinos, com três horas/aula, realizado no próprio dia, nos períodos da manhã e da tarde.
Por meio da Escola Funsat, o novo polo também irá ofertar cursos dos programas Qualifica, Pronatec e Mulheres Mil, ampliando o acesso à formação profissional gratuita. A unidade deve receber, ainda, capacitações em áreas como assistente administrativo, informática básica, primeiros socorros, higiene na manipulação de alimentos, marketing digital, introdução à inteligência artificial, barbeiro e auxiliar de recursos humanos.
Outro avanço previsto é a parceria entre a Prefeitura de Campo Grande, a Funsat e o Senai-MS, com a formalização de um termo de cooperação para a realização de cursos no local. Entre as possibilidades está a instalação de um contêiner adaptado para funcionar como sala de aula.
Para marcar a implantação do Polo Funsat Moreninhas, a Fundação promove um balcão de empregos com 250 vagas distribuídas em 50 profissões, com oportunidades para contratação imediata. O recrutamento ocorre por meio do programa Emprega CG, com a participação de analistas de recursos humanos de 13 empresas.
Enquanto isso, o atendimento na sede da Funsat, na Rua 14 de Julho, nº 992, Vila Glória, segue normalmente das 7h às 16h. Nesta quarta-feira, estão disponíveis 1.286 vagas de emprego, ofertadas por 164 empresas, abrangendo 143 profissões. Em 66 funções, não é exigida experiência prévia. Há também vagas com treinamento remunerado, oportunidades para pessoas com deficiência e 46 postos de trabalho temporário.
O Polo Funsat Moreninhas funcionará de segunda a sexta-feira, com previsão de atendimento das 7h às 16h. Informações adicionais podem ser obtidas pelos canais oficiais da Fundação e da Escola Funsat.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lula afirma que enfrentamento à violência contra a mulher é prioridade na agenda do governo
Leia Mais
Novo status sanitário amplia credibilidade da suinocultura de MS e impulsiona exportações
Leia Mais
Greve do transporte coletivo obriga força-tarefa e compromete serviços essenciais em Campo Grande
Leia Mais
Deputados votam cinco propostas na sessão desta quinta-feira
Municípios