INOVAÇÃO
1º Seminário de Iniciação Tecnológica da Ebserh aconteceu no HU-UFGD
Em parceria com o Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) , o evento foi realizado pelo Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde (SGPITS) da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP)
05/04/2024
07:00
ASSECOM
@Divulgação
No dia 1º de abril, no auditório do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), filiado à Rede Ebserh, aconteceu o 1º Seminário de Iniciação Tecnológica da Ebserh , no período da manhã. A cerimônia de abertura contou com a presença do professor doutor Ricardo Fernandes, representando o magnífico Reitor da UFGD, Jones Dari Goettert, Superintendente do HU-UFGD, Dr. Hermeto Macario Amin Paschoalick, Gerente de Atenção à Saúde, Tiago Amador Correia, Gerente de Ensino e Pesquisa, Thiago Pauluzi Justino; Gerente Administrativa, Danielly Vieira Copoano e o Chefe do SGPIT, Renato Guilherme Silveira Correa Silva.
Cinco bolsistas apresentaram seus trabalhos que foram desenvolvidos com a supervisão de orientadores da área para uma banca examinadora.
A banca examinadora foi composta pelo Prof. Doutor Ricardo Fernandes (FCS/UFGD) Prof. Doutora Jane Correa Mendonça (FACE/UFGD) e o Gerente de Ensino e Pesquisa, Dr. Thiago Pauluzi Justino.
Para Éllen Daiane Biavatti de Oliveira Algeri, chefe da Unidade de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde (UGITS), o programa de Iniciação Tecnológica é “extremamente relevante uma vez que contribui para o fomento à cultura de inovação no contexto do HU-UFGD, favorece a aproximação entre a Universidade e o Hospital, além de proporcionar aos acadêmicos propor soluções inovadoras para os problemas enfrentados diuturnamente no hospital. A Iniciação Tecnológica se insere no contexto do HU como importante estratégia no processo de mudança, contribuindo não só com a formação do acadêmico, mas possibilitando a inovação do dia a dia e inovação organizacional no hospital e fortalecendo a capacidade inovadora no país”.
"O Programa de Iniciação Tecnológica me mostrou que a pesquisa pode transformar a vida das pessoas. Além de trazer benefícios para a população, trouxe benefícios para mim, como bolsista e acadêmica, pois me fez acreditar que posso chegar em qualquer lugar do mundo, e tendo o apoio da pesquisa tecnológica, posso transformar vidas, porque ela já transformou a minha”, relata a bolsista Maria Luiza Mattiuzzo de Carvalho.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Câmara de Campo Grande aprova projeto que amplia vagas no Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho
Leia Mais
Faustão passa por novo transplante após quadro de sepse
Leia Mais
Beber socialmente faz mal sim, aponta a ciência
Leia Mais
STF aprova orçamento de R$ 1 bilhão para 2026 com aumento de gastos em segurança
Municípios