PROTEÇÃO ANIMAL E SAÚDE PÚBLICA
Caravana da Castração prepara atendimento em 17 municípios da 3ª região de MS
Caravana da Castração prepara atendimento em 17 municípios da 3ª região de MS
24/09/2025
08:35
REDAÇÃO
Capacitação em Campo Grande prepara municípios da 3ª região para receber a Caravana da Castração, que já atendeu mais de 8 mil animais em MS
Capacitação ocorre nesta quarta-feira (24), no auditório do MIS, e alinha estratégias para ampliar impacto da política pública inédita no Estado
Com o objetivo de garantir um atendimento eficiente e humanizado à população e aos animais, o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal), vinculada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), promove nesta quarta-feira (24) um treinamento para os pontos focais dos 17 municípios que integram a 3ª região da Caravana da Castração.
A capacitação será realizada das 8h às 15h, no auditório do Museu da Imagem e do Som (MIS), em Campo Grande, e tem como foco o alinhamento de estratégias, organização logística e qualificação das equipes locais que vão atuar na nova etapa da ação.
Em 64 dias de atividades, a Caravana da Castração já percorreu 19 municípios, alcançando 8.258 animais castrados, microchipados, medicados e devidamente equipados com roupinhas cirúrgicas e colares pós-operatórios. O projeto conta ainda com o SigPet (Sistema Gestor de Pets) — plataforma digital que ultrapassou 16 mil cadastros, consolidando-se como ferramenta transparente de agendamento e controle (www.sigpet.ms.gov.br).
A 3ª região da caravana terá início em 8 de outubro, em Nova Alvorada do Sul, e seguirá até 10 de dezembro, em Iguatemi. Os municípios contemplados nesta fase são:
Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante, Maracaju, Guia Lopes da Laguna, Itaporã, Douradina, Ponta Porã, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Ivinhema, Deodápolis, Caarapó, Itaquiraí, Paranhos, Japorã e Iguatemi.
O projeto integra o conceito de Saúde Única, que reconhece a interdependência entre a saúde animal, humana e ambiental. Para o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, a iniciativa é um exemplo de inovação em políticas públicas:
“A Caravana da Castração é uma política pública inédita, que coloca Mato Grosso do Sul como referência nacional em proteção animal. Cuidar dos animais é também cuidar das pessoas. Seguimos investindo em capacitação e parcerias para que cada etapa seja um sucesso.”
O superintendente da Suprova, Carlos Eduardo Rodrigues, reforça o impacto transformador da ação:
“Estamos nos aproximando do encerramento da campanha. Após a 3ª região, chegaremos à Grande Campo Grande, com previsão de conclusão em abril. Cada treinamento é fundamental para assegurar qualidade, transparência e respeito à causa animal em cada município.”
O sucesso da Caravana já desperta o interesse de cidades que ainda não receberam a ação. De acordo com a Suprova, novos municípios têm buscado adesão, reconhecendo o impacto positivo da iniciativa na saúde pública e no bem-estar animal.
Treinamento da Caravana da Castração – 3ª região
Local: Auditório do MIS – Av. Fernando Corrêa da Costa, 559 – 3º andar – Centro, Campo Grande (MS)
Data: Quarta-feira, 24 de setembro
Horário: Das 8h às 15h
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mato Grosso do Sul inaugura Centro de Inteligência do SUS para nortear ações em saúde pública
Leia Mais
Unesco chama atenção para qualidade das refeições escolares no mundo
Leia Mais
Setor da moda ganha destaque no 3º EmpreendeFest
Leia Mais
Deputados votam reorganização tributária, prevenção a incêndios e orientação de Heimlich
Municípios