Campo Grande (MS), Quarta-feira, 24 de Setembro de 2025

PROTEÇÃO ANIMAL E SAÚDE PÚBLICA

Caravana da Castração prepara atendimento em 17 municípios da 3ª região de MS

Caravana da Castração prepara atendimento em 17 municípios da 3ª região de MS

24/09/2025

08:35

REDAÇÃO

Capacitação em Campo Grande prepara municípios da 3ª região para receber a Caravana da Castração, que já atendeu mais de 8 mil animais em MS

Capacitação ocorre nesta quarta-feira (24), no auditório do MIS, e alinha estratégias para ampliar impacto da política pública inédita no Estado

Com o objetivo de garantir um atendimento eficiente e humanizado à população e aos animais, o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal), vinculada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), promove nesta quarta-feira (24) um treinamento para os pontos focais dos 17 municípios que integram a 3ª região da Caravana da Castração.

A capacitação será realizada das 8h às 15h, no auditório do Museu da Imagem e do Som (MIS), em Campo Grande, e tem como foco o alinhamento de estratégias, organização logística e qualificação das equipes locais que vão atuar na nova etapa da ação.

Expansão da política pública

Em 64 dias de atividades, a Caravana da Castração já percorreu 19 municípios, alcançando 8.258 animais castrados, microchipados, medicados e devidamente equipados com roupinhas cirúrgicas e colares pós-operatórios. O projeto conta ainda com o SigPet (Sistema Gestor de Pets) — plataforma digital que ultrapassou 16 mil cadastros, consolidando-se como ferramenta transparente de agendamento e controle (www.sigpet.ms.gov.br).

A 3ª região da caravana terá início em 8 de outubro, em Nova Alvorada do Sul, e seguirá até 10 de dezembro, em Iguatemi. Os municípios contemplados nesta fase são:
Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante, Maracaju, Guia Lopes da Laguna, Itaporã, Douradina, Ponta Porã, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Ivinhema, Deodápolis, Caarapó, Itaquiraí, Paranhos, Japorã e Iguatemi.

Saúde única e bem-estar animal

O projeto integra o conceito de Saúde Única, que reconhece a interdependência entre a saúde animal, humana e ambiental. Para o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, a iniciativa é um exemplo de inovação em políticas públicas:

“A Caravana da Castração é uma política pública inédita, que coloca Mato Grosso do Sul como referência nacional em proteção animal. Cuidar dos animais é também cuidar das pessoas. Seguimos investindo em capacitação e parcerias para que cada etapa seja um sucesso.”

O superintendente da Suprova, Carlos Eduardo Rodrigues, reforça o impacto transformador da ação:

“Estamos nos aproximando do encerramento da campanha. Após a 3ª região, chegaremos à Grande Campo Grande, com previsão de conclusão em abril. Cada treinamento é fundamental para assegurar qualidade, transparência e respeito à causa animal em cada município.”

Expansão e adesão

O sucesso da Caravana já desperta o interesse de cidades que ainda não receberam a ação. De acordo com a Suprova, novos municípios têm buscado adesão, reconhecendo o impacto positivo da iniciativa na saúde pública e no bem-estar animal.

Serviço:

Treinamento da Caravana da Castração – 3ª região
Local: Auditório do MIS – Av. Fernando Corrêa da Costa, 559 – 3º andar – Centro, Campo Grande (MS)
Data: Quarta-feira, 24 de setembro
Horário: Das 8h às 15h


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: