ALMS / TRABALHO PARLAMENTAR
Deputados votam reorganização tributária, prevenção a incêndios e orientação de Heimlich
Seis propostas estão na pauta da sessão desta quarta-feira, incluindo projetos voltados à saúde, meio ambiente e legislação fiscal
24/09/2025
07:20
REDAÇÃO
Deputados estaduais analisam e votam os projetos durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (24) @DIVULGAÇÃO
Os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul analisam nesta quarta-feira (24), durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa (ALEMS), seis projetos de lei que tratam de temas como reorganização tributária, prevenção de incêndios florestais, manobra de Heimlich para gestantes, além de homenagens e reconhecimento de utilidade pública.
A sessão, que tem início às 9h, é aberta à participação popular e pode ser acompanhada presencialmente ou pelos canais oficiais da Casa.
Em segunda discussão, serão votadas duas propostas. A primeira é o Projeto de Lei Complementar 4/2025, do Poder Executivo, que revoga trecho da Lei Complementar nº 303/2022. O objetivo é adequar a legislação estadual às novas diretrizes sobre transações de créditos tributários e não tributários, conforme atualização trazida pela Lei nº 6.438/2025.
Também será analisado o Projeto de Lei 127/2025, do deputado Pedrossian Neto (PSD), que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado a “Campanha Fogo Zero”, a ser realizada anualmente no mês de maio. A ação busca reforçar a cultura de prevenção a incêndios florestais por meio de ações educativas, cursos de capacitação e medidas voltadas à proteção das áreas verdes de MS.
Em primeira discussão, será votado o Projeto de Lei 163/2024, do deputado Lucas de Lima (sem partido), que propõe a inclusão de orientações e treinamentos sobre a manobra de Heimlich (manobra de desengasgo) no acompanhamento pré-natal de gestantes atendidas pela rede pública e privada de saúde do estado.
A medida visa aumentar a segurança de mães e bebês em situações de emergência, com capacitação básica sobre como agir em caso de engasgos.
Três propostas serão analisadas em discussão única:
Projeto de Resolução 25/2025, do deputado Paulo Corrêa (PSDB), que concede a Comenda do Mérito Legislativo a personalidade ainda não divulgada;
Projeto de Lei 154/2025, do deputado Paulo Duarte (PSB), que declara de Utilidade Pública Estadual a Associação de Moradores do Jardim Planalto e Adjacentes (AMJPlan), de Ponta Porã;
Projeto de Lei 169/2025, do deputado Lidio Lopes (sem partido), que denomina próprio público estadual, com nome ainda a ser especificado.
A sessão plenária pode ser acompanhada:
Presencialmente, na sede da ALEMS
Pela TV ALEMS: canal 7.2 (sinal aberto) ou canal 9 (Claro NET)
Pela Rádio ALEMS FM 105.5 (sinal aberto)
Pelas redes sociais: Facebook e YouTube da Assembleia Legislativa
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Caravana da Castração prepara atendimento em 17 municípios da 3ª região de MS
Leia Mais
Mato Grosso do Sul inaugura Centro de Inteligência do SUS para nortear ações em saúde pública
Leia Mais
Unesco chama atenção para qualidade das refeições escolares no mundo
Leia Mais
Setor da moda ganha destaque no 3º EmpreendeFest
Municípios