Campo Grande (MS), Quinta-feira, 25 de Junho de 2026

ECONOMIA

Lula assina contratos para conclusão da fábrica de fertilizantes da Petrobras em Três Lagoas

Unidade receberá mais de R$ 5 bilhões em investimentos e deverá entrar em operação em 2029, fortalecendo a produção nacional de fertilizantes

25/06/2026

12:00

REDAÇÃO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quinta-feira (25), em Três Lagoas, os contratos para a retomada e conclusão das obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-III), empreendimento da Petrobras considerado estratégico para ampliar a produção nacional de fertilizantes e reduzir a dependência brasileira de importações.

A unidade, que integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), receberá investimentos superiores a R$ 5 bilhões. As obras estavam paralisadas desde 2015 e tiveram a retomada autorizada após uma nova avaliação técnica e econômica realizada pela Petrobras, que confirmou a viabilidade do projeto.

Durante a cerimônia, o presidente destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento da indústria nacional e para a soberania produtiva do país.

“Agora vai. Era para ter começado bem antes”, afirmou Lula ao comentar a retomada do empreendimento.

O presidente também ressaltou o papel estratégico da fábrica para a produção de fertilizantes no Brasil.

“Podem ficar certos, esse país vai construir sua soberania, sendo independente de importação de fertilizantes dos outros países. É apenas esperar que a gente vai ver o que vai acontecer”, declarou.

Segundo o Palácio do Planalto, a UFN-III terá capacidade para produzir diariamente 3,6 mil toneladas de ureia granulada e 2,2 mil toneladas de amônia. Quando estiver em operação comercial, prevista para 2029, a unidade deverá produzir cerca de 1,3 milhão de toneladas de ureia por ano, volume equivalente a aproximadamente 16% da demanda nacional pelo insumo.

A localização da planta em Três Lagoas é considerada estratégica devido à proximidade com importantes polos agrícolas do Centro-Oeste, região responsável por cerca de 40% da demanda brasileira de ureia. O fertilizante é amplamente utilizado nas culturas de milho, cana-de-açúcar, algodão e na formação de pastagens.

Além de ampliar a oferta nacional, a expectativa é que a produção local reduza custos logísticos e aumente a segurança no abastecimento para produtores rurais de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Paraná e São Paulo.

A UFN-III faz parte da carteira de fertilizantes da Petrobras dentro do Novo PAC, que também contempla as unidades da Fafen-BA, Fafen-SE e ANSA. Com a entrada em operação dessas plantas, a estatal projeta atender cerca de 35% do mercado nacional de ureia até 2029.

Atualmente, grande parte da demanda brasileira por fertilizantes nitrogenados é suprida por importações, cenário que o governo federal pretende reduzir por meio da ampliação da capacidade produtiva nacional.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: