TCE / TRANSPARÊNCIA
Todos os municípios de MS concluem envio de dados do IEGM e fortalecem a gestão pública
Participação de 100% das prefeituras garante ao Tribunal de Contas um diagnóstico completo da administração municipal e amplia a eficiência na avaliação das políticas públicas
26/06/2026
11:25
REDAÇÃO
Dados do IEGM servirão de base para aprimorar políticas públicas e fortalecer a transparência na administração municipal.
Os 79 municípios de Mato Grosso do Sul concluíram o envio das informações do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), assegurando ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS) uma base completa de dados para avaliar a qualidade da gestão pública em todo o território sul-mato-grossense.
O resultado representa um avanço importante para o controle externo e demonstra o comprometimento das administrações municipais com a transparência, a melhoria da gestão e o fortalecimento das políticas públicas. A participação integral também reflete o trabalho de orientação desenvolvido pelo Tribunal ao longo de todo o período de preenchimento dos questionários.
O IEGM é uma ferramenta nacional utilizada pelos Tribunais de Contas para medir a efetividade das ações desenvolvidas pelos municípios. O índice analisa sete áreas consideradas estratégicas para a administração pública: educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, governança em tecnologia da informação e defesa civil.
Para assegurar que todas as prefeituras concluíssem o envio das informações dentro do prazo, o TCE-MS realizou uma série de ações de orientação voltadas aos gestores municipais e às equipes responsáveis pelo preenchimento dos questionários.
Entre as iniciativas estiveram transmissões ao vivo para apresentar as atualizações metodológicas do índice, esclarecer dúvidas e orientar sobre os procedimentos de envio. O Tribunal também reforçou o atendimento por meio dos canais digitais, oferecendo suporte técnico durante todo o processo.
Outro fator decisivo foi a modernização do portal do IEGM. Atualizada em dezembro de 2025, a plataforma passou a oferecer navegação mais intuitiva, ferramentas para comparação de indicadores entre diferentes exercícios e maior transparência na disponibilização das informações.
As melhorias implementadas pelo TCE-MS ganharam destaque em âmbito nacional. A nova metodologia e as funcionalidades desenvolvidas para o portal foram apresentadas durante reunião do Comitê Técnico de Avaliação de Indicadores de Gestão Pública (IEGE/IEGM), realizada no X Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, em maio deste ano.
Segundo a diretora de Planejamento Estratégico do TCE-MS, Ariene Rezende do Carmo Castro, os indicadores são essenciais para aprimorar a gestão pública.
"O IEGM e o IEGE são ferramentas fundamentais tanto para os gestores públicos quanto para o próprio Tribunal de Contas. A partir desses dados é possível estabelecer o grau de maturidade dos processos e dos mecanismos de controle, além de identificar deficiências e oportunidades de melhoria", destacou.
Os dados enviados pelos municípios servirão de base para as ações de fiscalização desenvolvidas pelo Tribunal de Contas e também para o aperfeiçoamento das políticas públicas municipais.
As informações também alimentarão os portais do IEGM, ampliando a transparência e fortalecendo o controle social, permitindo que a população acompanhe indicadores relacionados à qualidade dos serviços públicos oferecidos pelas prefeituras.
Para a diretora de Controle Externo do TCE-MS, Valéria Saes Cominale Lins, o índice se consolidou como uma importante ferramenta de avaliação da gestão pública.
"Os índices assumem um protagonismo não apenas estadual, mas também nacional, permitindo avaliar detalhadamente como os municípios estão lidando com temas tão cruciais para a população, como saúde, educação e meio ambiente."
Com a participação dos 79 municípios, Mato Grosso do Sul passa a contar com um diagnóstico mais amplo e consistente da administração pública, permitindo identificar avanços, desafios e oportunidades de melhoria na prestação dos serviços públicos.
Para o presidente do TCE-MS, conselheiro Flávio Kayatt, o objetivo é transformar as informações coletadas em políticas públicas mais eficientes e alinhadas às necessidades da sociedade.
"Queremos transformar dados em ações concretas para melhorar os serviços públicos. O Tribunal de Contas acredita que a boa gestão começa pelo conhecimento da realidade, e esse diagnóstico abrangente permitirá orientar decisões mais assertivas e alinhadas às necessidades da população."
A participação integral das prefeituras fortalece a cultura da gestão baseada em indicadores e reafirma o papel do Tribunal de Contas como parceiro dos municípios na busca por maior eficiência, transparência e qualidade dos serviços prestados aos cidadãos.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Interiorização da saúde aproxima pacientes do tratamento ortopédico especializado em Ribas do Rio Pardo
Leia Mais
Obras na BR-163 exigem atenção dos motoristas nesta sexta-feira
Leia Mais
Japão aposta em velocidade e talento coletivo para desafiar o Brasil no mata-mata
Leia Mais
Jovens ocupados são maioria, mas 6,2 milhões ainda estão fora da escola e do mercado de trabalho
Municípios