INOVAÇÃO NA SAÚDE PÚBLICA
Mato Grosso do Sul inaugura Centro de Inteligência do SUS para nortear ações em saúde pública
CIEGES MS vai transformar dados em decisões estratégicas, antecipar crises sanitárias e fortalecer políticas públicas
24/09/2025
08:35
REDAÇÃO
MARIA GORETI
Centro de Inteligência do SUS é inaugurado em Campo Grande com estrutura moderna e integração de dados para fortalecer a saúde pública em MS
Mato Grosso do Sul deu um passo decisivo rumo à modernização da gestão pública em saúde com a inauguração, nesta segunda-feira (22), do Centro de Inteligência Estratégica para Gestão Estadual do SUS (CIEGES MS). A estrutura foi implantada na sede da Superintendência de Saúde Digital da SES, em Campo Grande, e faz parte do projeto nacional liderado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
Voltado à análise qualificada de dados, produção de indicadores estratégicos e suporte à tomada de decisões em tempo real, o CIEGES MS reúne profissionais de diversas áreas e utiliza infraestrutura tecnológica de ponta para oferecer respostas mais rápidas e eficazes frente aos desafios do SUS.
Nova estrutura integra projeto nacional do Conass e posiciona o estado como referência em saúde digital no Brasil
“Mais do que um repositório de dados, o CIEGES é uma ferramenta de gestão poderosa, que orienta políticas públicas, fortalece o planejamento e garante que nossas ações cheguem com precisão e eficiência a todas as regiões do estado”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa.
A inauguração foi marcada por reconhecimento nacional: Mato Grosso do Sul foi pioneiro na discussão do modelo, ao sediar em 2023 o Encontro Nacional das Secretarias Estaduais de Saúde, que definiu as diretrizes da Rede CIEGES.
Com o novo centro, o Estado passa a integrar a Rede CIEGES, um sistema de cooperação técnica entre os entes federativos para promover integração de dados, compartilhamento de experiências e adoção de boas práticas na saúde pública.
Segundo o gerente nacional do CIEGES, Sandro Terabe, o centro representa uma estrutura que conecta dados, pessoas, processos e conhecimento, com o objetivo de apoiar os gestores na construção de um SUS mais eficiente e responsivo.
“O CIEGES oferece visão estratégica em tempo real, permitindo decisões mais assertivas e políticas públicas mais eficazes, com impactos diretos na vida da população”, explicou.
Além de monitorar os cenários atuais, o centro irá produzir indicadores preditivos para antecipar riscos sanitários, organizar respostas a emergências e minimizar desperdícios nos serviços de saúde.
A secretária adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone, celebrou a conquista como símbolo de avanço coletivo:
“É um dia de celebração, de reconhecimento dos avanços e de construção de uma saúde pública cada vez mais qualificada.”
A representante da OPAS, Josy Maria de Pinho da Silva, destacou o alcance internacional da iniciativa e reforçou o compromisso com a transformação digital da saúde em toda a região das Américas.
Durante a cerimônia, o secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, lembrou que a primeira semente do projeto foi plantada em Campo Grande:
“Não exagero ao dizer que a estrutura inaugurada aqui pode servir de inspiração para o restante do Brasil.”
Como parte da inauguração, a SES realiza nesta terça-feira (23), no Bioparque Pantanal, o Workshop CIEGES MS Estratégias Inteligentes: Desafios e Propostas para Saúde Digital em MS. O evento reúne técnicos, profissionais de saúde e parceiros do SUS para debater soluções de gestão e inovação digital.
A superintendente de Saúde Digital da SES, Márcia Tomasi, reforçou o potencial do novo centro:
“O CIEGES representa uma mudança de paradigma na forma como produzimos e aplicamos inteligência em saúde. Estamos construindo um SUS mais conectado, estratégico e preparado para os desafios do presente e do futuro.”
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Caravana da Castração prepara atendimento em 17 municípios da 3ª região de MS
Leia Mais
Unesco chama atenção para qualidade das refeições escolares no mundo
Leia Mais
Setor da moda ganha destaque no 3º EmpreendeFest
Leia Mais
Deputados votam reorganização tributária, prevenção a incêndios e orientação de Heimlich
Municípios