ESTAÇÃO DAS FLORES
Primavera começa com previsão de chuvas acima da média em parte do país
Estação traz transição entre tempo seco e chuvoso, com impactos positivos para agricultura e meio ambiente
22/09/2025
10:45
AGÊNCIA BRASIL
REDAÇÃO
©Marcelo Kuhlmann
A primavera teve início nesta segunda-feira (22) no Brasil e deve trazer chuvas acima da média em algumas regiões, segundo projeções do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A previsão é de precipitações mais intensas em pontos do Centro-Oeste, Sudeste e no litoral do Nordeste. Por outro lado, áreas ao sul da Região Norte e o interior do Nordeste devem enfrentar chuvas abaixo da média e períodos de estiagem.
Segundo o Inpe, a estação, que vai até 21 de dezembro, marca a transição entre o período seco e o chuvoso na faixa central do país. É também o momento em que muitas regiões vivenciam a floração típica, com clima mais ameno e paisagens coloridas.
O instituto também chamou atenção para a possibilidade da formação de um episódio do La Niña, conforme a previsão mais recente da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (Noaa). Caso o fenômeno se confirme, deve ter curta duração e fraca intensidade.
O La Niña pode influenciar os padrões de chuva e temperatura em várias regiões do Brasil, reforçando a importância do monitoramento contínuo.
O Inpe orienta que órgãos públicos e a população em geral acompanhem as previsões meteorológicas, principalmente em áreas de risco de alagamentos e deslizamentos, para que sejam adotadas ações preventivas a tempo.
“A estação tem um papel importante para o equilíbrio ambiental. Além de colorir a natureza com sua beleza natural, as chuvas que ocorrem nesse período favorecem a agricultura e colaboram para a recuperação de rios e reservatórios”, ressaltou o Inpe.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Forte Coimbra completa 250 anos e será restaurado com apoio do Governo de MS
Leia Mais
Motiva Pantanal realiza obras em trechos da BR-163/MS nesta segunda (22)
Leia Mais
Especialistas defendem atenção específica para saúde da pele negra
Leia Mais
Sancionada lei de Hashioka que obriga entidades a apresentar antecedentes criminais
Municípios