Uma das capitais pioneiras na adesão do Projeto Vida no Trânsito - projeto mundial que visa à prevenção de lesões e mortes no trânsito, Campo Grande avançou nestes quatro anos e conseguiu estabilizar o número de acidentes, com a tendência de reduzir este número. A informação foi repassada para o prefeito Gilmar Olarte nesta manhã (01), pela coordenadora nacional do projeto, Marta Silva, que está na Capital como representante do Ministério da Saúde.
A visita partiu como uma maneira de reforçar o apoio do Ministério da Saúde ao trabalho desenvolvido pela cidade. “Vim até aqui reiterar o nosso apoio ao Município e dizer que Campo Grande tem sido exitosa em suas ações, principalmente na execução do projeto Vida no Trânsito, que conseguiu envolver diversos setores como trânsito, educação e saúde para a finalidade de salvar vidas, prevenindo os acidentes. Infelizmente, grande parte dos leitos em hospitais hoje é ocupada por vítimas de acidentes no trânsito e, conseguindo reduzir a demanda, certamente o atendimento na área da saúde vai avançar”, disse Marta.
As articulações intersetoriais desenvolvidas pelo grupo de trabalho do projeto Vida no Trânsito em Campo Grande têm conseguido levar a mensagem a que se propõe a iniciativa. O prefeito assegurou à representante do Ministério da Saúde, que sua gestão tem a redução de acidentes de trânsito como uma de suas prioridades. “Entendemos que se conseguirmos reduzir os acidentes, vamos desafogar os hospitais, que é hoje o maior problema da rede pública. Faltam leitos, pois grande parte acomoda vítimas de acidentes que poderiam ser evitados. O poder público agindo com os segmentos e com a conscientização da sociedade pode atingir grandes e positivos resultados”, defende Olarte.
Uma grande articulação envolvendo diversos segmentos como o Exército, Aeronáutica, Polícia Federal, Polícia Militar, órgãos do Governo do Estado, do Município e Justiça está sendo elaborada para acontecer em um dia que será marcado a fim de que não aconteça nenhum acidente. “Será uma ação bastante forte, para marcar e reforçar o quanto é positivo para todos nós se começarmos a nos alimentar com atitudes e gestos, dos motoristas e pedestres, de que um dia sem acidentes pode ser multiplicado, o que significa que muitas vidas passarão a ser salvas. Primeiro, que não haverá vítima de acidente e, depois, que o atendimento para quem precisa da saúde devido a doenças poderá ser melhorado”, pontuou o prefeito.
Marta Silva encerrou o encontro fazendo um convite ao prefeito para participar, no mês de novembro de 2015, em Brasília, de um encontro mundial que tratará do projeto Vida no Trânsito, do qual participam mais de dez países.
Fonte/Autor: Eliza Moreira