BRASÍLIA / PROTAGONISMO SUL-MATO-GROSSENSE
Marcelo Bertoni toma posse como 1º vice-presidente de secretaria da CNA e reforça protagonismo de MS no agro nacional
Presidente da Famasul integra a nova diretoria da CNA para o quadriênio 2025-2029, durante cerimônia em Brasília que reuniu lideranças do setor
10/12/2025
09:35
REDAÇÃO
Marcelo Bertoni assume cargo na CNA representando Mato Grosso do Sul e destaca compromisso com segurança jurídica, competitividade e defesa do produtor rural.
O presidente da Famasul, Marcelo Bertoni, participou na última terça-feira (9), em Brasília, da cerimônia de posse da nova diretoria da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). No evento, ele assumiu oficialmente o cargo de 1º vice-presidente de secretaria da entidade, representando Mato Grosso do Sul na composição nacional para o quadriênio 2025-2029.
A solenidade reuniu autoridades do Executivo e Legislativo, representantes do setor produtivo, embaixadores, lideranças das Federações estaduais e integrantes do Sistema CNA/Senar de todo o país.
Bertoni destacou a responsabilidade de integrar a nova diretoria e reforçou o compromisso com os produtores sul-mato-grossenses. “É uma honra representar Mato Grosso do Sul na diretoria da CNA. Vamos trabalhar para fortalecer ainda mais a segurança jurídica, a competitividade e a defesa do produtor rural brasileiro”, afirmou.
Na cerimônia, o presidente da CNA, João Martins, reeleito por unanimidade, tomou posse para mais um mandato à frente da entidade. Em seu discurso, ele relembrou o início da sua gestão há oito anos, marcada pela proposta de criação de uma nova classe média rural, impulsionada por assistência técnica qualificada e inovação no campo.
“Temos orgulho de anunciar que atingimos a nossa meta. Alcançamos 400 mil pequenos produtores em todos os pontos do país, levando conhecimento e assistência que permitem alcançar o máximo de suas capacidades”, destacou Martins.
Ao abordar o cenário atual, o presidente da CNA afirmou que os desafios são diferentes dos enfrentados no passado e reforçou a necessidade de instituições fortes para defender o agro brasileiro. Ele também mencionou preocupação com a crise fiscal, insegurança jurídica e impactos da guerra comercial global.
Ao assumir o novo cargo, Bertoni ressaltou o alinhamento de Mato Grosso do Sul às pautas prioritárias do agro nacional e à agenda defendida pela CNA. “O setor produtivo de MS está preparado para contribuir com soluções, inovação e diálogo. A CNA cumpre um papel essencial nesse processo, e estaremos presentes em todas as discussões que impactam o campo”, completou.
O Conselho de Representantes, formado pelas Federações de Agricultura e Pecuária, elegeu, na chapa liderada por Martins, seis vice-presidentes que formam a Diretoria Executiva e seis membros do Conselho Fiscal, três titulares e três suplentes.
Composição da Diretoria Executiva (Quadriênio 2025-2029)
Diretoria Executiva
Presidente – João Martins da Silva Júnior (BA)
1º vice-presidente – Gedeão Silveira Pereira (RS)
2º vice-presidente – Antônio Pitangui de Salvo (MG)
1º vice-presidente de Finanças – Humberto Miranda (BA)
2º vice-presidente de Finanças - Muni Lourenço Silva Júnior (AM)
1º vice-presidente de Secretaria – Marcelo Bertoni (MS)
2º vice-presidente de Secretaria – José Amílcar de Araújo Silveira (CE)
Assessoria de Imprensa do Sistema Famasul, com informações da CNA
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Câmara de Ponta Porã realiza 2ª sessão ordinária nesta terça-feira
Leia Mais
Pesquisa aponta liderança de Eduardo Riedel na disputa pelo Governo de MS em 2026
Leia Mais
Câmara de Ponta Porã recebe diretores do Instituto Mais Saúde para discutir Hospital Regional
Leia Mais
Paraíso das Águas recebe diagnóstico técnico da AGEMS para fortalecer saneamento
Municípios