CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE
Em solenidade, Câmara reconhece pessoas que trabalham pela defesa dos povos originários
24/04/2025
09:35
ASSECOM
@Izaias Medeiros
Trinta e nove pessoas que se destacam pelo trabalho de luta em defesa dos povos originários foram homenageadas por vereadores de Campo Grande, em Sessão Solene na noite desta quarta-feira, dia 24. Na solenidade, homenageados destacaram a Câmara Municipal como espaço aberto a ouvir e representar os indígenas. A Sessão foi proposta pela vereadora Luiza Ribeiro, presidente da Comissão Permanente das Causas Indígenas.
O presidente do Conselho Municipal dos Direitos e Deveres dos Povos Indígenas, Lisio Lili, citou espaços que defendem e apoiam os indígenas, a exemplo Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas, da Secretaria Especial de Saúde Indígena e da Câmara Municipal de Campo Grande. “Nestes últimos anos essa Casa, esse Poder Legislativo, é nosso espaço receptivo, onde podemos dizer o que sentimos e pretendemos, aqui tem sido o local onde nos sentimos bem, porque podemos falar tudo que almejamos”, afirmou. Ele falou da construção de políticas públicas na Câmara e da importância de celebrar o momento “para reconhecer o amor da sociedade ao povo indígena”.
A vereadora Luiza Ribeiro destacou que a Câmara Municipal sempre respeitou os povos indígenas e ressaltou a importância em homenagear pessoas que também lutam por esse respeito, enfatizando a solenidade não apenas com intuito de festejar, mas sim como uma sessão política. “A Câmara de Vereadores de Campo Grande é lugar de resistência dos povos indígenas de nosso País, nosso Estado e da nossa cidade. Fizemos a Comissão Permanente das Causas Indígenas, algo que não existe em outra Câmara. Nos reunimos mensalmente com lideranças para definir o que podemos fazer por mais saúde, moradia e pela defesa do território”, afirmou.
O último Censo do IBGE apontou 18,4 mil moradores indígenas em Campo Grande. Priscilla Justi, superintendente municipal de Defesa dos Direitos Humanos, destacou a presença ativa dos indígenas na cidade e falou dos desafios. “Temos muito que avançar nas políticas públicas, somos casa de muitas etnias, que celebram sua cultura, sua língua, mas enfrentam desafios diários”, disse.
Pelo Governo do Estado, o subsecretário de Políticas Públicas para os Povos Originários, Fernando da Silva Souza, destacou o papel da Câmara, do Município, do Estado e do Governo Federal para dialogar e implementar políticas sociais. “Somos parceiros desta Casa para avançar em políticas estruturantes que busquem promover dignidade, qualidade de vida, respeito e valorização dessas pessoas que detêm sabedoria milenar”, afirmou.
Homenagem – A Sessão Solene está prevista nos Decretos Legislativos 2612/21 e 949/06, instituindo o Prêmio Domingos Veríssimo Marcos, concedido a todas as pessoas físicas ou jurídicas que têm como o principal trabalho a luta pela defesa dos povos originários.
Domingos Veríssimo Marcos, que empresta o nome à homenagem, nasceu na Aldeia do Bananal, em Aquidauana, em 4 de agosto de 1926 e faleceu em 26 de agosto de 2005. O homenageado teve graduação em três cursos, Filosofia, Letras e Física, dominava os idiomas: inglês, francês, alemão, italiano, japonês, português, espanhol, terena, guató e Kadiweu.
Formou a 1ª turma do curso de Magistério Bilíngue, formando professores indígenas, foi o primeiro coordenador da União das Nações Indígenas (UNI), lutou pelas cotas para os indígenas nas universidades, entre outras ações.
Confira abaixo a lista de homenageados:
ANDRÉ SALINEIRO – ALEXANDRE ÁVALO SANTANA e RUDEL ESPÍNDOLA TRINDADE JUNIOR
CARLOS AUGUSTO BORGES, CARLÃO – ALCIDES DE SOUZA e ROSANGELA HORTENCIO FIALHO
EPAMINONDAS NETO, PAPY – LISIO LILI e REINALDO AZAMBUJA SILVA
FÁBIO ROCHA – ERICK MARQUES POLIDORO APOLINARIO
FLÁVIO CABO ALMI – JORGINO FONSECA DOLORES e GENILSON ROBERTO FLORES
JEAN FERREIRA – BRYAN DIAS SOARES e JOÃO FELIPE GOMES MARCOS
JUNIOR CORINGA – DAIANA DE OLIVEIRA SILVA e DARLEINE CANALE PINTO SEIZER
LANDMARK – JOSÉ CARLOS PACHECO e DENILSON GREGÓRIO
LEINHA – MAURÍCIO SERPA FRANCA e SIMONE ELOY AMADO
MAICON NOGUEIRA – LUIZ CARLOS RODRIGUES RAMIRES e MARIZETH FIALHO GREGÓRIO DOS SANTOS
MARQUINHOS TRAD – DALVA DE ALMEIDA CÁCERES BOTELHO
NETO SANTOS – EDIVALDO ANTONIO e NILSON MIGUEL
PROF. JUARI – DEOMIR CANDELÁRIO e JOSIAS JORDÃO RAMIRES
RAFAEL TAVARES – OSMAR VICENTE SOUZA COELHO e RUTE TORRES POQUIVIQUI BONDARCZUK
RONILÇO GUERREIRO – SIDNEY MORAIS DE ALBUQUERQUE e VANIA SAMUEL FARIAS DE AMORIM
SILVIO PITU – INDIARA DA SILVA PEREIRA e JOILSON LEITE TORRES
WILSON LANDS – JANETH GONÇALVES LEITE e JANIR GONÇALVES LEITE
LUIZA RIBEIRO – ANGELINA DA SILVA VICENTE, GABRIELA DOS SANTOS VITO e CACIANO SILVA LIMA
MESA DIRETORA – CRISTINA RAMOS DA SILVA RIBEIRO, FABIO LOPES DE SOUZA, JACQUELINE MACHADO e VALCELIO FIGUEIREDO
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Urandir Oliveira recebe homenagem nacional e destaca contribuição à ciência e ao conhecimento
Leia Mais
Lula sanciona leis para proteção de direitos das mulheres
Leia Mais
Mais Médicos: 407 profissionais começam a atuar em 22 estados
Leia Mais
Boletim Epidemiológico: MS registra 3.641 casos confirmados de dengue
Municípios