COPA DO BRASIL
Corinthians vence Cruzeiro fora de casa e abre vantagem na semifinal
11/12/2025
07:00
REDAÇÃO
Gol de Memphis garante vitória corintiana e quebra tabu de 11 anos em Belo Horizonte @Reprodução Instagran
O Corinthians encerrou um tabu de 11 anos e venceu o Cruzeiro por 1 a 0 nesta quarta-feira, no Mineirão, pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil. O gol da vitória foi marcado por Memphis Depay ainda no primeiro tempo, garantindo vantagem importante para o duelo decisivo.
Com postura mais intensa e foco competitivo, o Corinthians entrou em campo no chamado “Modo Copa”, apresentando desempenho superior ao que vinha mostrando no Brasileirão. Mesmo com limitações ofensivas, o time conseguiu se impor mentalmente na segunda metade da etapa final, fator determinante para segurar o resultado.
O jogo da volta está marcado para domingo, às 18h (de Brasília), na Neo Química Arena. Na outra semifinal, Vasco e Fluminense iniciam o duelo nesta quinta-feira, com a decisão no domingo, às 20h30.
O Corinthians começou pressionando, mas abusando dos cruzamentos. Logo aos cinco minutos, Cássio precisou defender após desvio em escanteio de Memphis. O Cruzeiro rapidamente equilibrou as ações, explorando passes entre linhas para Arroyo e Kaio Jorge. Em pressão alta, Matheus Pereira obrigou Hugo Souza a fazer sua primeira defesa importante.
Ao ajustar a marcação no campo ofensivo, o Cruzeiro dificultou a construção do Corinthians, que por várias vezes recuou para Hugo Souza. O goleiro, porém, errou alguns lançamentos, cedendo posse ao adversário.
Mesmo sem variações criativas, o Corinthians abriu o placar em jogada aérea: Carillo cruzou, Yuri Alberto desviou e Memphis completou com o pé esquerdo, vencendo Cássio.
No segundo tempo, o Cruzeiro voltou mais intenso, criando sequência de finalizações aos 15 minutos, parando em boas defesas de Hugo e bloqueios da zaga. Leonardo Jardim colocou Sinisterra para tentar desorganizar a defesa rival.
A resposta do Corinthians veio com estratégia defensiva e catimba. O time amarrou o jogo, atrasou reposições e ganhou tempo. Dorival lançou Garro para dar fôlego criativo e prender faltas. As mudanças surtiram efeito e desestabilizaram o Cruzeiro, que se tornou apático.
Nos minutos finais, o time celeste ensaiou pressão, mas pecou na criação e na finalização. O heptacampeonato ficou mais distante, enquanto o Corinthians passou a vislumbrar o tetracampeonato com mais clareza.
Cruzeiro 0 x 1 Corinthians
Gol: Memphis Depay, aos 21 min do 1º tempo
Local: Mineirão, Belo Horizonte
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Público: 59.052 presentes
Renda: R$ 6.376.848,02
Cruzeiro: Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba (Jonathan Jesus), Kaiki Bruno; Lucas Romero, Lucas Silva (Eduardo), Christian (Sinisterra), Matheus Pereira; Kaio Jorge, Arroyo (Gabigol). Técnico: Leonardo Jardim.
Corinthians: Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique, Matheus Bidu (Angileri); José Martínez (Charles), Maycon, Breno Bidon, Carillo (Vitinho); Memphis Depay (Rodrigo Garro), Yuri Alberto (André). Técnico: Dorival Júnior.
Cartões amarelos:
Cruzeiro – Matheus Pereira, Fabrício Bruno, Lucas Romero
Corinthians – Memphis Depay, Gustavo Henrique, Hugo Souza, Maycon, André
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Câmara de Ponta Porã realiza 2ª sessão ordinária nesta terça-feira
Leia Mais
Pesquisa aponta liderança de Eduardo Riedel na disputa pelo Governo de MS em 2026
Leia Mais
Câmara de Ponta Porã recebe diretores do Instituto Mais Saúde para discutir Hospital Regional
Leia Mais
Paraíso das Águas recebe diagnóstico técnico da AGEMS para fortalecer saneamento
Municípios