CAPITAL
Centro Universitário Estácio Campo Grande oferece atendimento gratuito em fisioterapia
27/03/2025
14:30
ASSECOM
@Divulgação
O Centro Universitário Estácio Campo Grande está com vagas para atendimento na Clínica Escola de Fisioterapia para a comunidade. Os serviços são prestados por meio de um convênio estabelecido entre a instituição e a Secretaria Municipal de Saúde Pública de Campo Grande – MS (SESAU). O acesso ao serviço é regulamentado pelo Sistema de Regulação do Ministério da Saúde (SISREG), sendo os pacientes encaminhados exclusivamente por meio desse sistema, conforme os critérios e diretrizes estabelecidas pelos órgãos competentes. Os atendimentos são gratuitos e focados em tratamentos de fisioterapia cardiopulmonar, neurológica e musculoesquelética somente para adolescentes, adultos e idosos.
A fisioterapia desempenha um papel importante na reabilitação de pacientes, especialmente em um país como o Brasil, onde a demanda por esses serviços tem crescido significativamente. No entanto, a distribuição de fisioterapeutas pelo território brasileiro é desigual. Enquanto a região Sudeste conta com uma proporção de 1,34 profissionais por mil habitantes, o Centro-Oeste apresenta apenas 0,98, evidenciando disparidades no acesso aos serviços de fisioterapia.
O objetivo da clínica é levar esse acesso aos tratamentos para região e as práticas são realizadas pelos alunos dos últimos semestres do curso, em período de estágio, com a supervisão do preceptor Tarson Landolfi Brito. “O estágio supervisionado é uma etapa essencial para a formação dos nossos alunos, pois alia teoria e prática, permitindo que eles desenvolvam habilidades técnicas e um olhar humanizado para os pacientes. Além disso, é uma oportunidade para a comunidade receber um atendimento de qualidade e sem custos, garantindo mais inclusão e bem-estar para a população”, afirma a coordenadora do curso de Fisioterapia da Estácio, Wandriane de Vargas.
O atendimento acontece no Núcleo de Saúde Integrado da Instituição, na Rua Fernando Correa da Costa, Nº 1760, Bairro Vila Rosa; e em casos de dúvidas podem entrar em contato pelo telefone da clínica (67 3348-8800), às segundas, quartas e quintas-feiras, das 18h às 22h.
Quem pode se beneficiar
O atendimento no Núcleo Integrado de Saúde da Estácio é aberto à toda comunidade interessada nos serviços disponíveis, de forma gratuita. Para os procedimentos fisioterapêuticos, após o contato e confirmação de consulta do Sistema de Regulação, os pacientes que tenham encaminhamento médico, exames recentes e prescrição de medicamentos devem apresentar o material na primeira consulta. “Para aqueles que não têm encaminhamento médico é necessário ir até a Unidade Básica de Saúde (UBS) próximo a sua residência e solicitar ao médico encaminhamento para a fisioterapia, assim o paciente será inserido no sistema da regulação e em seguida encaminhado para nossa avaliação fisioterapêutica”, explica Wandriane.
A fisioterapia neurológica pode ser aplicada a pacientes que possuem lesões cerebrais de nascimento, como a paralisia cerebral, ou aos que sofreram uma lesão ao longo da vida devido a condições motoras, acidente vascular cerebral (AVC), traumatismo craniano, Doença de Parkinson, entre outros. Além disso, pessoas com diagnóstico de esclerose múltipla, lesão medular por acidente e neuropatias periféricas também podem ser beneficiadas pelos procedimentos, além dos pacientes com disfunções cardíacas e pulmonares. E os atendimentos são voltados a prestar assistência em casos de torções, fraturas em diversas regiões, lombalgias, dores de coluna e outros casos de origem ortopédica ou reumatológica, como artrite, artrose e lesões de esforço repetitivo (LER).
SERVIÇO
Atendimento Clínica Escola de Fisioterapia
Data: Segundas, quartas e quintas-feiras.
Horário: das 18h às 22h
Local: Centro Universitário Campo Grande (Fernando Corrêa da Costa, Nº 1760, Bairro Vila Rosa)
Mais Informações: [email protected] / 67 3348-8800
Gratuito.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Governo de MS destinará R$ 25 milhões para enfrentar crise financeira da Santa Casa de Campo Grande
Leia Mais
Após polêmica com "José Loreto", ‘Paixão de Cristo’ adota novas regras para contratação de artistas
Leia Mais
Brasil vive guerra contra as mulheres, diz ministra sobre violência
Leia Mais
Bioparque Pantanal completa 3 anos e se consolida como referência de turismo científico no Brasil
Municípios