INVESTIMENTOS NO ESPORTE
Lula anuncia criação da Universidade dos Esportes durante encontro com atletas da ginástica rítmica
Novo projeto será anunciado oficialmente em setembro; presidente também defende o Bolsa Atleta e destaca diversidade esportiva no país
29/08/2025
07:45
REDAÇÃO
Presidente recebeu no Planalto atletas medalhistas do Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica, realizado no Rio de Janeiro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quinta-feira (28) a criação de uma Universidade dos Esportes no Brasil. O projeto será oficialmente lançado em setembro e, segundo o presidente, busca atender à diversidade esportiva brasileira e formar profissionais em diferentes áreas ligadas ao esporte.
A declaração foi feita durante um evento no Palácio do Planalto, onde Lula recebeu as atletas da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica, que conquistaram duas medalhas no Campeonato Mundial de 2025, realizado no Rio de Janeiro na última semana.
“A ideia inicial era criar uma faculdade de futebol. Mas eu achei melhor ampliar, porque o esporte é mega diverso. Agora que estou um pouco mais idoso, virei fã do surfe, virei fã do skate”, disse Lula, ao lado do ministro do Esporte, André Fufuca.
Foco na diversidade e inclusão
Lula reforçou que a futura universidade terá como foco a formação integral nas diversas modalidades esportivas, ampliando as oportunidades para jovens talentos e profissionais da área. A proposta dialoga com a política do governo de inclusão social por meio do esporte.
Além do anúncio da universidade, o presidente afirmou que pretende se reunir em breve com jogadoras de futebol e representantes de entidades esportivas. O objetivo é reconhecer a importância das mulheres no esporte, especialmente em um momento em que o Brasil se prepara para sediar a Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027.
O ministro André Fufuca também anunciou o envio de um projeto de lei de incentivo ao futebol feminino, que deverá fomentar a modalidade em todas as regiões do país.
Valorização dos atletas brasileiros
Durante o evento, Lula destacou a importância do programa Bolsa Atleta, uma iniciativa que oferece apoio financeiro a esportistas de alto rendimento em diversas modalidades.
“Nós criamos o Bolsa Atleta porque descobrimos que muitas pessoas queriam treinar e competir, mas não tinham condições mínimas, como um tênis. Pessoas corriam descalças. E ninguém vai patrocinar quem ainda não é famoso”, disse o presidente.
Lula lembrou que o apoio estatal é fundamental para que talentos de comunidades e regiões menos assistidas tenham condições de desenvolver seu potencial e representar o Brasil em competições nacionais e internacionais.
Mais cedo, também no Palácio do Planalto, o presidente participou de uma cerimônia com os novos diretores das 14 agências reguladoras do país, nomeados recentemente. O encontro contou com a presença de ministros e dos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).
Em discurso, Lula reforçou a importância da autonomia técnica das agências e destacou que os novos diretores devem atuar com responsabilidade e compromisso com o país.
“A partir de agora, vocês não devem satisfação ao presidente Lula. Agora vocês devem ao povo brasileiro aquilo que têm de melhor. Vocês têm que prestar serviço ao povo”, afirmou.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Hospital de Câncer inaugura 4º andar com apoio do Governo de MS
Leia Mais
Presidente da Câmara participa de solenidade pelos 38 anos do 4º BPM de Ponta Porã
Leia Mais
Campo-grandense vence etapa Centro-Oeste do Prêmio Academia Assaí 2025
Leia Mais
Erros de refração são principal causa de deficiência visual infantil
Municípios