Campo Grande (MS), Quinta-feira, 27 de Novembro de 2025

CRIAÇÃO DE NOVO CARGO

Hashioka solicita estudo para implantação de adjunto de comando na PM e Corpo de Bombeiros de MS

Deputado propõe análise técnica para fortalecer gestão, valorizar carreiras e ampliar eficiência das forças de segurança no Estado

27/11/2025

12:15

ASSECOM /ADRIANA VIANA

REDAÇÃO

Deputado Roberto Hashioka solicita estudo para criação do cargo de adjunto de comando nas forças de segurança de Mato Grosso do Sul

O deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) encaminhou, durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 27, da Assembleia Legislativa, uma indicação ao comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, coronel QOPM Renato dos Anjos Garnes, e ao comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel QOBM Frederico Reis Pouso Salas. O documento solicita a realização de um estudo técnico para avaliar a viabilidade de criação do cargo de adjunto de comando nas duas instituições de segurança pública.

Segundo o parlamentar, o novo posto tem como finalidade otimizar a eficiência administrativa e operacional, oferecendo apoio direto ao comando na coordenação de atividades, planejamento e continuidade nas decisões estratégicas.
Hashioka argumenta que a figura do adjunto de comando já existe em diversos estados brasileiros, como Rio de Janeiro e Santa Catarina, além de ser uma função consolidada no Exército Brasileiro, criada há cerca de nove anos.

A função, conforme explicou, costuma ser exercida por subtenentes ou primeiros-sargentos com reconhecida competência, liderança e conduta ilibada. “A medida fortalece a gestão e a operacionalidade, contribuindo para a valorização e o desenvolvimento da carreira militar”, destacou o deputado.

Para Hashioka, a criação do cargo representará um avanço importante na estrutura organizacional da PM e do Corpo de Bombeiros, resultando em melhor capacidade de resposta e maior eficiência no cumprimento das funções constitucionais de proteção à sociedade.

A proposta agora segue para análise dos comandos das corporações, que irão avaliar os impactos e benefícios da possível implantação do adjunto de comando em Mato Grosso do Sul.

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: