Campo Grande (MS), Quarta-feira, 28 de Janeiro de 2026

ALMS / SAÚDE E INCLUSÃO

MS terá protocolos de atendimento de emergência para pessoas com TEA

Norma estabelece procedimentos específicos para minimizar estímulos sensoriais e adaptar a comunicação durante o socorro

26/11/2025

07:20

REDAÇÃO

Lei cria protocolos adaptados para melhorar o atendimento de emergência a pessoas com TEA e outras condições sensoriais em Mato Grosso do Sul.

Entrou em vigor nesta terça-feira (25) a lei de autoria do deputado Paulo Duarte (PSB) que institui protocolos específicos de atendimento de emergência médica voltados a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições sensoriais no Estado de Mato Grosso do Sul.

A nova legislação determina que, quando houver informação prévia do solicitante, as ambulâncias deverão desligar sirenes e giroflex ao se aproximarem do local da ocorrência. A medida visa reduzir estímulos sonoros e luminosos que podem causar desconforto ou crises em pessoas com TEA, salvo em situações de risco iminente ou necessidade de sinalização emergencial.

O serviço de atendimento telefônico de emergência também deverá registrar e repassar à equipe de socorro a condição sensorial do paciente, garantindo um procedimento adaptado desde o primeiro contato. Durante o atendimento, as equipes poderão utilizar formas alternativas de comunicação, de acordo com a necessidade da pessoa atendida.

Segundo o deputado Paulo Duarte, a mudança promove mais segurança e respeito no atendimento a pessoas com hipersensibilidades sensoriais. “Esse procedimento iniciará no serviço de atendimento telefônico de emergência, que deverá prever a identificação de pacientes com condições sensoriais especiais, comunicando à equipe de socorro essa particularidade e permitindo uma abordagem adaptada”, destacou o autor.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: