Campo Grande (MS), Quinta-feira, 27 de Novembro de 2025

MULGER RURAL

Mulheres do agro desenvolvem protagonismo e liderança com programas do Senar/MS

Mais de 150 participantes dos programas Mulheres em Campo e Donas do Agro compartilharam suas histórias e celebraram resultados de 2025

26/11/2025

18:35

ASSECOM

MARIA GORETI

@DIVULGAÇÃO

Desenvolver liderança, empreendedorismo e protagonismo no agro foi o que motivou o 3° Encontro de Mulheres dos Programas Mulheres em Campo e Donas do Agro, realizado nesta terça-feira (26), na Casa Rural, em Campo Grande. O evento reuniu participantes dos programas, além de presidentes e representantes de Sindicatos Rurais e autoridades convidadas.

A programação marcou o encerramento de um ciclo de capacitações e contou com a entrega de certificados às participantes, reconhecendo o aprendizado e o esforço ao longo do ano. As atividades ajudaram as mulheres a aplicar gestão estratégica, inovação e liderança no dia a dia das propriedades e negócios rurais.

Na abertura, a diretora técnica do Senar/MS, Mariana Urt, e a diretora administrativa e financeira, Milene Nantes, destacaram a importância do evento para fortalecer a presença feminina no agro e reconhecer o avanço das participantes ao longo de 2025. “Celebramos a dedicação de todas vocês, que decidiram transformar suas vidas e fortaleceram o agro do nosso estado.”

Em seu discurso, Mariana também transmitiu uma mensagem do presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, que está em Brasília defendendo pautas do setor rural. Ela ressaltou o recado deixado pelo presidente. “Destaco que o futuro do agro passa necessariamente pelas mãos das mulheres, que têm se consolidado como gestoras, empreendedoras, produtoras e líderes nas propriedades rurais [...] Reforço que investir nas formações de mulheres é investir em um campo mais produtivo, inovador, sustentável e humano, e que o Sistema Famasul seguirá comprometido em abrir caminhos e oportunidades para que esse protagonismo cresça ainda mais.”

A presidente da Comissão Nacional das Mulheres do Agro da CNA, Stéphanie Ferreira Gobato, também participou da programação e apresentou o trabalho desenvolvido pela CNA para fortalecer a atuação feminina no campo. Em sua fala sobre “Como mulheres podem atuar com liderança e representatividade”, destacou a importância de ocupar espaços estratégicos e ampliar a participação das produtoras nas decisões do setor.

Na sequência, a palestra “Mulheres que Inspiram e Lideram”, conduzida pela psicóloga Tatiana Garcia, trouxe reflexões sobre autoconhecimento, confiança e as habilidades necessárias para conduzir equipes, tomar decisões e liderar negócios rurais com segurança.

Milena Junqueira foi uma das participantes do programa Donas do Agro e acompanhou de perto como o cronograma do programa possibilita uma mudança de visão nas habilidades de liderança. “Foi um programa de muita capacitação. Não foi só sobre ser mulher ou sobre o agronegócio. Aprendemos sobre liderança, gestão, economia. Aprendemos muita coisa que vou levar para a vida.”

O Donas do Agro trabalha temas como liderança, sucessão familiar, gestão moderna e inovação, sempre conectado ao desenvolvimento das participantes e ao fortalecimento das comunidades rurais. Neste ano, 35 mulheres de 19 municípios fizeram parte do programa, que estimula a criação de iniciativas empreendedoras e o protagonismo dentro das propriedades.

Já o Mulheres em Campo foca na gestão e no empreendedorismo rural. Nele, as participantes aprendem sobre planejamento estratégico, custos de produção, comercialização e desenvolvimento pessoal. Ao longo de 2025, o programa formou 274 mulheres em 20 turmas, ampliando a visão de gestão e incentivando o crescimento profissional no campo.

Sandra Prestes participou do Mulheres em Campo e destacou a importância do conteúdo para fortalecer a atuação no dia a dia da propriedade. “O programa chega nas mulheres que estão mais afastadas nas áreas rurais que precisam desse gás e aprendizado. Tanto esse que tivemos hoje, quanto aqueles que desenvolvemos juntas durante o programa.”

Novas turmas em 2026

Para quem tem interesse em participar, o programa Mulheres em Campo está com formação de turmas para 2026. As inscrições são feitas diretamente nos Sindicatos Rurais dos municípios, que organizam e encaminham as participantes para as capacitações.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: