PARANAÍBA 166 ANOS
Paranaíba comemora 166 de emancipação político-administrativa nesta terça-feira, 4
Localizado na região leste do MS, município têm mais de 40 mil habitantes
04/07/2023
07:10
CLARA FARIAS
©DIVULGAÇÃO
O município de Paranaíba, distante a 408 quilômetros de Campo Grande, comemora 166 anos de emancipação político-administrativa nesta terça-feira (4). De acordo com o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade possui 40.957 mil habitantes.
Situado na divisa com Minas Gerais, ao leste do Mato Grosso do Sul, Paranaíba foi apoio logístico para fuga de civis envolvidos no conflito da Guerra da Tríplice Aliança, mais conhecida como Guerra do Paraguai.
Segundo o site da Câmara Municipal do município, nos registros históricos da cidade, por volta dos anos de 1700, indígenas Caiapós povoavam os territórios e a partir de 1830 famílias oriundas de Minas Gerais, começaram a se deslocar e se fixar na região
As comitiva lideradas pelo capitão José Garcia Leal se fixaram na região com objetivo de explorar os territórios, e começaram a marcar posses e fazendas próximos aos rios. Com o alto fluxo de pessoas que chegavam no município, foi fundado um povoado. Segundo o site Memórias de Paranaíba, estima-se que havia 30 casas, em 1835.
O povoado foi elevado a condição de distrito com o nome de Santana do Paranaíba em 1835. Anos depois, em 1859, foi elevado à categoria de vila, em quatro de julho de 1857, conquistando a emancipação político-administrativa.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Hashioka agracia Rose Modesto com comenda em homenagem a profissionais da educação
Leia Mais
Brasil descarta 3,44 milhões de toneladas de plástico nos oceanos todos os anos em alerta global sobre poluição marinha
Leia Mais
Quem cuida de quem ensina? No Dia dos Professores, cresce o alerta sobre a saúde mental e o esgotamento emocional na educação
Leia Mais
Ato #JustiçaPorVanessaRicarte marca homenagem à servidora vítima de feminicídio
Municípios