BIOENERGIA MOVIMENTA O MERCADO DE TRABALHO
Rodada de Empregabilidade oferece mais de 630 vagas em 15 municípios de MS
Setor de bioenergia vive ciclo de expansão em Mato Grosso do Sul e gera oportunidades em áreas técnicas, operacionais e administrativas
15/10/2025
07:45
REDAÇÃO
Mais de 630 vagas serão ofertadas no evento que será realizado em 15 cidades, com participação de 18 empresas do setor de bioenergia — Foto: Divulgação/Funtrab
A Fundação de Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), em parceria com a Associação dos Produtores de Bioenergia do Estado (Biosul) e o Senai/MS, realiza na próxima sexta-feira (17) a 2ª Rodada da Empregabilidade voltada ao setor de bioenergia, com mais de 630 oportunidades de trabalho em 15 municípios do Estado.
O evento acontece simultaneamente das 8h às 13h nas Casas do Trabalhador de Aparecida do Taboado, Caarapó, Campo Grande, Chapadão do Sul, Costa Rica, Dourados, Ivinhema, Maracaju, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paranaíba, Rio Brilhante, Sidrolândia e Sonora.
A ação tem como objetivo promover o recrutamento de forma ágil, conectando empresas e candidatos para preenchimento de 637 vagas abertas. As oportunidades abrangem cargos como mecânico automotivo, motorista, operador de trator, técnico de segurança, supervisor industrial, operador de moenda e caldeira, soldador, eletricista, além de vagas para jovem aprendiz e pessoas com deficiência.
De acordo com a Funtrab, os interessados devem comparecer às Casas do Trabalhador levando documentos pessoais, Carteira de Trabalho Digital e currículo atualizado.
A data do evento marca a celebração do Dia da Bioenergia, comemorado em 19 de outubro. Segundo a diretora-presidente da Funtrab, Marina Dobashi, a iniciativa fortalece o setor produtivo e reforça a posição estratégica do Estado. “Queremos promover empregabilidade e atrair novos investimentos, mostrando o potencial de MS como referência em bioenergia”, destacou.
O presidente da Biosul, Amaury Pekelman, reforça que o setor vive um ciclo de crescimento com a chegada de novas usinas e expansão dos bioparques. “Cada novo investimento representa mais empregos e desenvolvimento regional. É um setor com cultura inclusiva, que promove qualificação e crescimento de carreira”, disse.
Já o Senai/MS se coloca como parceiro estratégico para capacitar a mão de obra que será absorvida pelo setor. “A segunda rodada é uma oportunidade para transformar o interesse em capacitação efetiva”, afirmou Rodolpho Mangialardo, superintendente da entidade.
Atualmente, o setor de bioenergia em MS conta com 22 usinas em operação e emprega diretamente mais de 33 mil trabalhadores, representando 17% do PIB industrial do estado.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Municípios