GRUPO PEREIRA ACELERA STARTUPS DE TECNOLOGIA
Grupo Pereira conclui 1ª edição de programa de aceleração voltado ao varejo
Seis startups foram selecionadas para aplicar soluções inovadoras no varejo alimentar durante cinco meses de mentoria e testes práticos
14/10/2025
08:35
REDAÇÃO
Startups desenvolvem soluções em pagamentos, gestão comercial e redução de perdas com apoio do Grupo Pereira @DIVULGAÇÃO
O Grupo Pereira encerrou a primeira edição do GPS (Grupo Pereira Startups), programa de aceleração voltado a soluções tecnológicas para o varejo e tecnologias emergentes. Ao longo de cinco meses, seis startups selecionadas passaram por mentorias com executivos da empresa, conexões estratégicas com a indústria e testes de suas soluções em ambientes reais de operação.
O programa recebeu 111 inscrições de startups de 18 estados brasileiros. As seis escolhidas atuam em áreas como:
Redução de filas no caixa
Aumento da durabilidade e saudabilidade de hortifrutis
Pagamentos por Pix
Plataforma de conexão entre varejo e marcas emergentes
Assinatura de chocolates artesanais
Ferramenta de gestão de acordos comerciais
Segundo Douglas Uesato, gerente de Digital e Inovação do Grupo Pereira, o GPS foi estruturado para proporcionar às startups uma imersão no ecossistema do varejo alimentar. “O programa permitiu que as soluções fossem testadas de forma prática e que as startups compreendessem as reais demandas do setor”, afirmou.
Entre os destaques, a ValidaPix passou a processar mais de R$ 10 milhões por dia em pagamentos. Já a LinkeMe, que tinha quatro clientes no setor, fechou parceria com mais de 40 varejistas, atingindo cerca de 20 mil pontos de venda.
A startup Quiper, em parceria com o Grupo em Canoas (RS), implementou tecnologia que aumentou a durabilidade e o valor nutricional de frutas e hortaliças, promovendo redução de perdas e mais qualidade para os consumidores.
Outras soluções também avançaram:
FilaZero realizou mais de 5.500 atendimentos em supermercados
Midify coordenou mais de 11 mil ativações em loja com 233 fornecedores
CacauClube.com consolidou sua curadoria com 28 marcas de chocolates bean to bar, preparando expansão para e-commerce
Além de impulsionar as startups, o programa gerou aprendizados para o próprio Grupo Pereira, que fortaleceu sua relação com o ecossistema de inovação e identificou novas oportunidades de melhoria no varejo.
Paralelamente ao GPS, o Grupo firmou parceria com a Zanthus para criação da Instivo Retail Tech, voltada ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para o setor.
Com 63 anos de atuação, o Grupo Pereira é um dos maiores varejistas do Brasil, com presença em sete estados e no Distrito Federal. São 174 unidades de negócio, incluindo supermercados, atacarejos, farmácias, restaurantes e postos de combustível. A empresa também atua nos segmentos de logística, viagens e serviços financeiros, com mais de 1,5 milhão de cartões Vuon emitidos.
Reconhecido por práticas de inclusão, o Grupo é o primeiro varejista brasileiro a receber o selo CAFE (Certified Age Friendly Employer) por sua política de contratação de profissionais com 50 anos ou mais.
A segunda edição do GPS deve ser anunciada em breve, com expectativa de ampliar ainda mais o impacto no setor de varejo e inovação no país.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Puberdade precoce cresce no mundo e preocupa especialistas
Leia Mais
Maior fábrica de celulose do mundo é construída no Brasil e deve gerar 20 mil empregos
Leia Mais
Prefeitura de Campo Grande cria Núcleo de Apoio às Mães Atípicas
Leia Mais
Adolescente de 16 anos é apreendida suspeita de matar mulher a facadas em Naviraí
Municípios