SAÚDE
SUS recebe primeiro lote de medicamento que reduz em até 50% a mortalidade por câncer de mama HER2+
Com investimento de R$ 159,3 milhões, Trastuzumabe Entansina passa a ser oferecido gratuitamente pelo sistema público de saúde
14/10/2025
09:45
REDAÇÃO
MARIA GORETI
Tratamento com Trastuzumabe Entansina é indicado para pacientes com câncer de mama HER2-positivo resistente à quimioterapia. Foto: Divulgação/Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (13) a chegada do primeiro lote do medicamento Trastuzumabe Entansina, terapia de última geração incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento do câncer de mama HER2-positivo — uma forma agressiva da doença que estimula o crescimento acelerado das células tumorais.
A primeira remessa contém 11.978 frascos-ampola de um total de 34,4 mil unidades adquiridas, com investimento de R$ 159,3 milhões. O medicamento será distribuído gratuitamente para pacientes do SUS, por meio das secretarias estaduais de saúde.
Segundo o Ministério da Saúde, a nova terapia poderá beneficiar mais de mil pacientes já em 2025 e reduzir em até 50% a mortalidade entre mulheres diagnosticadas com esse subtipo de câncer de mama, principalmente aquelas que ainda apresentam sinais da doença mesmo após a quimioterapia.
O Trastuzumabe Entansina representa um avanço importante no cuidado oncológico, ampliando as opções terapêuticas no SUS, com impacto direto na qualidade de vida e no controle da progressão da doença. A distribuição seguirá os protocolos clínicos vigentes, garantindo acesso às pacientes em todo o país.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Motiva Pantanal reforça obras e serviços antes do fim de semana na BR-163/MS
Leia Mais
Prefeito solicita nomeação de rodovia estadual em reconhecimento a Cícero Antônio de Souza
Leia Mais
Assembleia aprova projeto que cria registro de condenados por violência contra a mulher em MS
Leia Mais
PRF inicia Operação Carnaval 2026 com fiscalização intensificada nas rodovias federais
Municípios