UEMS E RECEITA FEDERAL FIRMAM PARCERIA
UEMS e Receita Federal reaproveitam lixo eletrônico em projetos educacionais e ambientais
Equipamentos apreendidos serão usados em iniciativas de robótica, promovendo sustentabilidade e inovação em escolas de Mato Grosso do Sul
14/10/2025
08:00
REDAÇÃO
Equipamentos apreendidos serão usados em iniciativas de robótica, promovendo sustentabilidade e inovação em escolas de Mato Grosso do Sul @DIVULGAÇÃO
A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e a Receita Federal do Brasil, por meio da Alfândega em Mundo Novo, reforçaram uma parceria inovadora voltada ao reaproveitamento de lixo eletrônico. O projeto, conduzido pelo Centro de Pesquisas em Materiais (CEPEMAT) da UEMS, utiliza equipamentos eletrônicos apreendidos para desenvolvimento de projetos educacionais, especialmente na área da robótica.
A reunião para formalização da iniciativa ocorreu no último dia 6 de outubro e contou com a participação de professores da universidade e representantes da Receita Federal. A ideia é transformar TVs, placas eletrônicas, computadores e outros equipamentos, antes tratados como resíduos, em ferramentas de aprendizado para escolas públicas.
“O que para a Receita é descarte, para nós é material de estudo. Esses resíduos viram matéria-prima para atividades de robótica e ciência”, explicou o professor Aguinaldo Lenine Alves, do CEPEMAT.
A proposta também atua diretamente na redução do impacto ambiental, promovendo uma destinação sustentável para equipamentos que, de outra forma, seriam incinerados ou descartados em depósitos públicos. Além de beneficiar o meio ambiente, a ação fortalece a educação tecnológica e estimula o interesse de estudantes pela ciência.
O reaproveitamento de lixo eletrônico faz parte de um conjunto de práticas sustentáveis desenvolvidas pelo CEPEMAT, que também estuda o uso de filtros de cigarro descartados como insumo para novos materiais.
O trabalho desenvolvido em Mato Grosso do Sul ganhará destaque nacional durante o III Congresso de Direito Tributário e Aduaneiro da Receita Federal do Brasil, que acontece nos dias 29 e 30 de outubro, em Brasília (DF). O evento terá como tema “Sustentabilidade, Cooperação, Cidadania e Inovação”.
Durante a mostra, a UEMS apresentará iniciativas como a telha-sanduíche feita com materiais reaproveitados e um artigo científico sobre os impactos educacionais e ambientais do projeto. A participação reforça o reconhecimento do trabalho da universidade na promoção da inovação sustentável e da cooperação entre ciência e sociedade.
A parceria entre UEMS e Receita Federal representa uma nova abordagem na gestão de resíduos, mostrando que inovação e educação podem caminhar juntas pela sustentabilidade.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Puberdade precoce cresce no mundo e preocupa especialistas
Leia Mais
Maior fábrica de celulose do mundo é construída no Brasil e deve gerar 20 mil empregos
Leia Mais
Prefeitura de Campo Grande cria Núcleo de Apoio às Mães Atípicas
Leia Mais
Adolescente de 16 anos é apreendida suspeita de matar mulher a facadas em Naviraí
Municípios