Campo Grande (MS), Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

ALCINÓPOLIS| Busto em homenagem ao Sr. Virgílio José Carneiro é inaugurado em avenida que leva seu no

01/09/2021

14:50

CMS


Na tarde de ontem (31/08) o Prefeito Dalmy Crisóstomo da Silva, juntamente com o Vice-prefeito Valter Roniz, o Secretário de Assistência Social, Aloísio Martins, o Secretário de Saúde, João Abadio, a Secretária de Desenvolvimento, Bruna Barbosa, a Secretária de Administração e Finanças, Célia Furtado e o Secretário de Obras, Fernando Nicoletti e os vereadores Ângelo do Nicola, Ademir Muller, Helder Carneiro e Onilza Matias participaram da inauguração do Busto do Sr. Virgílio José Carneiro. Estiveram presentes ainda filhos (as), netos (as) e outros familiares do homenageado. O Busto de Virgílio fica localizado na Avenida que leva seu nome, próximo ao Sindicato rural.

A Presidente da Câmara Municipal, Isabel de Souza, agradeceu a presença de todos e parabenizou os familiares, o prefeito e o artista João Xavier pelo excelente trabalho realizado.

O vice-prefeito Valter também parabenizou o prefeito e os familiares, enfatizando a importância de Virgílio e outros pioneiros, para a criação de nosso município.

Dalmy, agradeceu a todos e parabenizou a família de Virgílio, presente na cerimônia, afirmando que esta foi uma maneira que a gestão encontrou de homenagear as pessoas de grande importância, que ajudaram a criar o município. Dalmy disse conhecer um pouco da história de Virgílio, e essa escultura, vai fazer com que os jovens também conheçam, um pouco mais da história de nosso município, através de um de seus pioneiros, que desbravou a região, abrindo estradas, dando acesso a outras cidades que haviam na região. Finalizou dizendo que é muito gratificante para sua administração, contribuir para que todos conheçam a história de Alcinópolis, como tudo começou.

O busto foi esculpido pelo escultor João Xavier, um artista que realiza um excelente trabalho em nosso município. O busto foi feito com fibra de vidro e resina, segundo Xavier.

Virgílio, um dos pioneiros de Alcinópolis, nasceu em uma fazenda localizada na cidade de Mineiros – GO, em 09/03/1913. Por volta de 1941, já casado, Virgílio veio para a região de Alcinópolis, onde formou sua família. Casado com Maria Oliveira Guimarães teve 13 filhos: Elza Oliveira Carneiro, Antônio José de Oliveira, Francisco Oliveira Carneiro, Vergilina Oliveira Carneiro, Alvercino Carneiro de Oliveira, Joaquim Carneiro de Oliveira, Ari Carneiro de Oliveira, Maria de Fátima Carneiro Oliveira, Miguel Carneiro Oliveira, Felizarda Oliveira Carneiro, Rivalina Maria Carneiro, Carlos Oliveira Carneiro e Marly Oliveira Carneiro.

Naquela época enfrentou vários desafios, pois a região não tinhas estradas e o transporte era a cavalo ou carro de boi e levava dias para chegar. As cidades mais próximas eram Coxim que ficava a 130 KM ou Mineiros, que ficava a cerca de 240 km. Não haviam quase pontes, sendo que estas tiveram que ser construídas. Diante de tantas dificuldades, Virgílio ia para cidade apenas uma vez ao ano. No ano de 1954, Virgílio comprou o primeiro automóvel, um caminhão, o qual era o único na região.

Virgílio e seus companheiros, pioneiros na região construíram estradas e pontes que davam acesso a cidade, facilitando assim, a vida de todos da região.

Segundo familiares de Virgílio, a região era constituía de cerrado e mato, não havia cidade. Os antigos estavam começando a desbravar a região, onde começaram construções de casas e plantações de arroz, feijão, milho, entre outros, para consumo.

Os filhos do Virgílio lembram com carinho da época que passaram com os pais na região. Todos trabalhavam na fazenda, era uma época boa. Quando iam crescendo, os pais levavam seus filhos para estudar na cidade. Alguns se formaram, e nas cidades ficaram, mas todos sempre com dedicação na pecuária. Os familiares de Virgílio se sentem lisonjeados com homenagem prestada a Virgílio, alegando que o reconhecimento é muito importante, por tudo que Virgílio fez e trouxe para a região.

Assecom/Prefeitura de Alcinópolis /Fotos: Simone Nogueira



Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: