Campo Grande (MS), Terça-feira, 16 de Abril de 2024

IVINHEMA, MS: Secretaria de Saúde de Ivinhema reforça combate à Dengue no Município

28/11/2014

09:38

CMS

Equipes de Saúde trabalham em ação "Vira-Vira"entrando nas residências e acabando com os focos da doença em Ivinhema. 

A prefeitura de Ivinhema, através da secretaria de Saúde e do Controle de Vetores, desenvolve cada vez mais ações para combater a dengue no Município. Neste mês os agentes estão realizando nos bairros a ação “Vira-Vira”, recolhendo sacolas, garrafas pet, lonas e entulhos que apresentavam riscos de se tornar foco para a proliferação do mosquito transmissor da doença, o mosquito Aedes Aegypti.

Segundo a secretária de Saúde, Ana Claúdia Bühler, é de fundamental importância para o sucesso das campanhas a participação da comunidade, cuidando de suas casas e quintais.


“Precisamos manter os quintais limpos, qualquer lugar pode servir de criadouro para o mosquito da dengue se reproduzir, entre eles caixas d´agua, tambores, vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, tanques, garrafas, latas, pneus e muitos outros objetos que acumulam água. É importante também fiscalizar os vizinhos, de que adianta ter a nossa casa limpa com a casa ao lado com focos do mosquito”, completou a secretária.

A ação conta com a participação de 14 agente de saúde e de controle de endemias, em um trabalho de 8 horas por dia em visitas domiciliares.De acordo com a agente de saúde Josiane Costa, o trabalho é exaustivo mas a população tem consciência dos problemas que a doença pode causar e estão tomando as providências.

“Nosso trabalho começou no bairro Itapoã, onde encontramos o maior número de focos, foram registrados 53; depois fomos para os bairros Triguinã, Água Azul, Vitória, Guiray e Piravevê, onde encontramos um menor número de focos. O ponto crítico durante o ano, é o verão com o calor e a grande quantidade de chuvas, os mosquitos se proliferam, então temos que ficar atentos”, disse Josiane.

O prefeito Eder Uilson (Tuta), ressalta que para acabar com esse problema é fundamental uma ação conjunta entre autoridades municipais e à população.

“É uma luta grande contra esses mosquitos que estão cada vez mais fortes e resistentes. Por isso damos valor e atenção a todos os trabalhos como estes que estão sendo realizados em nosso município. A dengue é uma doença que pode matar e temos a certeza que se a população fizer a sua parte poderemos minimizar esse problema que atinge todo o nosso país”, finalizou o prefeito.


Por: Assessoria/J.CORREIOMS
Foto: Paulo César.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: