Campo Grande (MS), Sábado, 21 de Dezembro de 2024

ROTA DA CELULOSE

Governo de MS ajusta cronograma da Rota da Celulose e adia início de obras para atrair investidores

Readequação do edital do leilão das rodovias deverá trazer, entre as mudanças, menos investimentos no 2º ano de concessão

21/12/2024

10:00

REDAÇÃO

@Divulgação

Após a falta de investidores no leilão da Rota da Celulose, realizado em 2 de dezembro de 2024, sem nenhum interessado, o governo de Mato Grosso do Sul anunciou mudanças no edital para atrair mais participantes. O governador Eduardo Riedel (PSDB) informou que a principal alteração será o ajuste no cronograma das obras, o que permitirá um maior prazo para o início de algumas delas, especialmente as que estavam previstas para o segundo ano de concessão.

O pacote de rodovias inclui importantes trechos das BR-262, BR-267, MS-040, MS-338 e MS-395, abrangendo 870,3 km de estradas, muitas das quais são essenciais para o escoamento da produção da indústria de celulose, além de ligação com o estado de São Paulo.

Entre os ajustes anunciados, o governador destacou que a readequação do cronograma não afetará o valor do pedágio nem os investimentos previstos pela empresa vencedora do leilão. O foco das mudanças está no equilíbrio entre os prazos de execução das obras e a necessidade de atratividade do projeto para os investidores. Um exemplo citado foi a reprogramação da construção de seis viadutos sobre passagens de ferrovias, que estavam previstos para o segundo ano e serão adiados, o que permitirá um melhor equilíbrio financeiro do projeto.

O investimento total estimado no projeto é de R$ 8,8 bilhões, com a previsão de que as obras de requalificação da pista se estendam até o 24º ano do contrato, que terá duração de 30 anos. A implantação da terceira faixa na MS-040 será a obra com maior prazo, podendo levar até 24 anos para ser concluída.

O governo espera que as modificações no cronograma tragam a estabilidade necessária para o sucesso do novo leilão, que será realizado na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) em janeiro de 2025, com o objetivo de que a concessão seja arrematada até abril de 2025.


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