VIGILÂNCIA EM SAÚDE
Para fortalecer ações de vigilância em saúde, Governo de MS entrega veículos para 14 municípios
Caminhonetes reforçam combate às endemias e ampliam a capacidade operacional das equipes municipais em todo o Estado.
24/11/2025
11:00
REDAÇÃO
O Governo de Mato Grosso do Sul entregou, nesta segunda-feira (24), novos veículos destinados a 14 municípios com o objetivo de fortalecer as ações de vigilância em saúde e intensificar o enfrentamento às endemias. A iniciativa integra a estratégia estadual “Vigilância em Saúde Vetores SES”, que prioriza o combate ao Aedes aegypti e a prevenção de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Os veículos, adquiridos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), vão garantir maior agilidade no deslocamento das equipes, ampliando a resposta às demandas locais e fortalecendo a atuação direta no controle de vetores e na promoção da saúde ambiental.
Durante a cerimônia, o governador Eduardo Riedel destacou o caráter preventivo das ações.
“Esta caminhonete é para já trabalhar, apoiar o combate com foco na vigilância, que é onde começa o sucesso do sistema de saúde. O trabalho começa na prevenção, e é isso que estamos fortalecendo”, afirmou.
O secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões, reforçou que a chegada das chuvas e do calor torna o momento ainda mais crítico para o enfrentamento ao mosquito transmissor.
“Estamos cumprindo o compromisso de entregar uma caminhonete para todos os municípios. Esses veículos chegam em boa hora para intensificar as atividades de controle do Aedes aegypti.”
Com as novas entregas, Mato Grosso do Sul passa a contabilizar 51 veículos destinados exclusivamente à vigilância em saúde, representando um investimento superior a R$ 11,2 milhões. Somente em 2025, as ações da SES já somam R$ 23,1 milhões em veículos voltados à vigilância, transporte assistencial e suporte às equipes municipais.
A solenidade contou com a presença do secretário da Casa Civil, Walter Carneiro Júnior, deputados estaduais e representantes da bancada federal, reforçando a articulação entre Estado e municípios para ampliar a capacidade de resposta diante das doenças transmitidas por vetores.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Sesau realiza primeiro plantão de imunização de 2026 neste sábado
Leia Mais
Pagamento da primeira parcela do IPTU 2026 é prorrogado após recomendação do TCE-MS
Leia Mais
Safra 2025/26 deve ter leve recuo, mas Brasil mantém segunda maior produção da história
Leia Mais
Mostra Itinerante Cinema de Sala começa dia 15 e transforma espaços públicos em salas de cinema
Municípios