Campo Grande (MS), Sexta-feira, 09 de Janeiro de 2026

INDÚSTRIA NACIONAL

Indústria apresenta estabilidade em novembro de 2025

Produção ficou estagnada no mês, mas mantém crescimento no acumulado do ano, aponta IBGE

08/01/2026

09:00

REDAÇÃO

Produção industrial brasileira segue abaixo do recorde histórico, apesar de manter crescimento no acumulado do ano. 

A produção industrial brasileira registrou variação nula (0,0%) em novembro de 2025 na comparação com outubro, quando havia apresentado leve alta de 0,1%. Com o resultado, o setor permanece 2,4% acima do nível pré-pandemia, registrado em fevereiro de 2020. Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada nesta quinta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar da estabilidade mensal, a indústria ainda opera 14,8% abaixo do pico histórico alcançado em maio de 2011. Na comparação com novembro de 2024, houve recuo de 1,2% na produção, interrompendo a sequência de resultados positivos observados anteriormente.

No acumulado de 2025, a indústria registra crescimento de 0,6%. Já no indicador dos últimos 12 meses, o avanço é de 0,7%, mantendo-se em campo positivo, embora com perda de ritmo em relação aos meses anteriores.

Segundo o IBGE, em novembro, duas das quatro grandes categorias econômicas e 15 dos 25 ramos industriais pesquisados apresentaram queda frente ao mês imediatamente anterior. O principal impacto negativo veio das indústrias extrativas, que recuaram 2,6%.

De acordo com o gerente da pesquisa, André Macedo, o desempenho foi influenciado principalmente pela menor produção de óleos brutos de petróleo, gás natural e minérios de ferro. Ele destaca que a retração em novembro eliminou parte do avanço de 3,5% registrado em outubro, mês que havia interrompido duas quedas consecutivas na produção industrial.

Com isso, o cenário de novembro indica maior disseminação de resultados negativos entre os setores, sinalizando cautela quanto ao ritmo da atividade industrial no fim de 2025.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: