Campo Grande (MS), Sábado, 10 de Janeiro de 2026

SAÚDE DE ALTA PRECISÃO

Dourados terá UTI Inteligente pioneira em nova rede nacional do SUS

Município será o único do interior do país a receber, neste primeiro momento, uma das 14 UTIs automatizadas que integrarão a Rede Nacional de Serviços Inteligentes e de Medicina de Alta Precisão.

24/11/2025

07:25

REDAÇÃO

MARIA GORETI

Hospital Regional de Dourados vai receber uma das primeiras UTIs Inteligentes do SUS, com tecnologia de ponta e integração digital.

Dourados está entre as cidades contempladas pelo Ministério da Saúde para a implantação da nova Rede Nacional de Serviços Inteligentes e de Medicina de Alta Precisão do SUS. A iniciativa prevê a instalação de 14 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) automatizadas em 13 estados do país, distribuídos pelas cinco regiões. O município será o único do interior brasileiro a contar com essa inovação nesta fase inicial.

Brasília (DF), 05/07/2025 - Pacientes realizam cirurgias e exames no Hospital Universitário de Brasília (HUB) como parte do

A UTI Inteligente será instalada no Hospital Regional de Dourados e contará com serviços totalmente digitalizados, monitoramento contínuo e integração entre equipamentos e sistemas de informação. A tecnologia permitirá antecipar riscos, apoiar decisões clínicas, aprimorar avaliações e facilitar a troca de conhecimento entre especialistas de diferentes regiões do país. Todas as unidades funcionarão interligadas a uma central de pesquisa e inovação.

As UTIs também estarão conectadas ao futuro Instituto Tecnológico de Emergência do Hospital das Clínicas da USP, em São Paulo, o primeiro hospital inteligente do Brasil. As outras unidades estarão distribuídas em Teresina (PI), Belém (PA), Manaus (AM), Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Brasília (DF).

A primeira etapa da criação do hospital inteligente prevê investimento de R$ 1,7 bilhão, viabilizado por meio de cooperação com o Banco dos BRICS. O Ministério da Saúde já entregou a documentação final para análise do financiamento. Após aprovação do banco, a expectativa é que os primeiros serviços da rede entrem em operação a partir de 2026.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: