CAPITAL / VIADUTO INAUGURADO
Viaduto da BR-163 é inaugurado e promete reduzir acidentes em Campo Grande
Obra beneficia 250 mil pessoas e é fruto de parceria entre prefeitura e construtora
13/11/2025
09:25
REDAÇÃO
Viaduto da Avenida Desembargador Leão Neto do Carmo sobre a BR-163 é inaugurado, oferecendo mais segurança e melhor mobilidade em Campo Grande. @Maria Goreti
Campo Grande recebeu nesta quinta-feira (13) a inauguração do viaduto da Avenida Desembargador Leão Neto do Carmo, que liga a Chácara dos Poderes ao Jardim Veraneio, passando sobre a BR-163, na região da Uniderp Agrárias. O tráfego na via já está liberado, e a obra foi realizada como medida compensatória da construtora Plaenge em parceria com a prefeitura da Capital. A obra, construída pela construtora Plaenge como medida compensatória pelo aumento do fluxo de trânsito provocado pelos novos condomínios no Bairro Chácara dos Poderes, teve investimento total de R$ 25 milhões.
O viaduto possui quatro alças de acesso à rodovia, retornos por alça abaixo da estrutura, duas rotatórias, passarela para pedestres, nova torre de telefonia e rede de alta tensão. A construção também exigiu desapropriações e a participação de diversos órgãos públicos, sendo uma ação estratégica para reduzir acidentes no km 485 da BR-163, onde a concessionária Motiva Pantanal registrou 112 acidentes entre 2022 e 2023.
A prefeita Adriane Lopes (PP) acompanhou a inauguração e destacou a relevância da obra: “É uma obra de impacto gigantesco para mais de 80 mil moradores da região leste da cidade, que terão facilidade de ir e vir, diminuindo o número de acidentes e promovendo a mobilidade de forma moderna”. A concessionária Motiva Pantanal, responsável pela BR-163, registrou 112 acidentes no km 485 da rodovia, trecho onde o viaduto foi construído, nos anos de 2022 e 2023.
A prefeita Adriane Lopes destacou a importância da obra para a região leste da cidade: “Foi uma construção difícil, com várias áreas desapropriadas e questionamentos, mas estamos aqui transformando a região leste. Esta obra demonstra como parcerias entre o poder público e a iniciativa privada podem gerar benefícios concretos para a população”, afirmou.
Édison Holzmann, diretor do grupo Plaenge em Campo Grande, ressaltou a cooperação entre a construtora e a prefeitura: “Tivemos que trabalhar bastante e construir junto com a prefeitura, que conseguiu instrumentos jurídicos para permitir que a contrapartida fosse revertida em obras de infraestrutura e não apenas em equipamentos comunitários. O resultado é uma melhoria significativa para toda a região”.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Senac promove em Campo Grande o circuito “Do Campus ao Mercado: inovação que conecta”
Leia Mais
Prefeitura mobiliza equipes para limpar e desobstruir vias após chuva forte em Campo Grande
Leia Mais
Arauco aborda liderança inspiradora no 2º Fórum Fiems de Capital Humano
Leia Mais
8º Encontro Regional da Melhor Idade em Paraíso das Águas promete alegria e integração
Municípios