TURISMO
Plano Brasis projeta MS no cenário internacional e reforça o turismo como vetor de desenvolvimento sustentável
Embratur, Governo do Estado e Sebrae apresentaram plano de ação que valoriza o ecoturismo, a biodiversidade e a aventura para posicionar Mato Grosso do Sul no mercado global
12/11/2025
08:50
REDAÇÃO
Evento apresentou o Plano Brasis 2025–2027, destacando Pantanal, Bonito e Campo Grande como destinos estratégicos para atrair turistas internacionais. (Foto: Messias Ferreira / Sebrae - MS)
Em um movimento estratégico para ampliar a presença de Mato Grosso do Sul no cenário internacional, o Plano Brasis foi apresentado, nesta terça-feira (12), em Campo Grande, durante encontro que reuniu Embratur, Governo do Estado e Sebrae/MS. O documento, que faz parte de uma iniciativa nacional desenvolvida pela Embratur e pelo Sebrae, define diretrizes de marketing turístico internacional com base nas vocações e potencialidades de cada território.
Durante o evento, o trade turístico sul-mato-grossense conheceu o desdobramento do plano com foco específico no Estado, que propõe estratégias de promoção internacional voltadas à valorização da natureza, cultura e sustentabilidade. O documento foi entregue à Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), representando o alinhamento entre os níveis nacional e estadual da política de turismo.
Segundo Bruno Reis, diretor de Marketing Internacional e Sustentabilidade da Embratur, o Plano Brasis atualiza e amplia o antigo Plano Aquarela, com metas até 2027. “Queremos atrair mais e melhores turistas internacionais para o Brasil e, naturalmente, para Mato Grosso do Sul. Essa entrega simbólica reforça a integração entre os atores do setor e a importância de um trabalho conjunto até 2027”, destacou.
Para Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundtur-MS, a entrega do plano marca uma nova fase para o turismo local. “O Plano Brasis representa um alinhamento estratégico importante. O turismo de natureza, nosso principal produto, tem ganhado destaque e despertado o interesse do público estrangeiro, especialmente nos mercados norte-americano e europeu”, afirmou.
Estratégias para Mato Grosso do Sul foram apresentadas ao trade turístico durante o evento
A diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, ressaltou que o plano oferece subsídios para ações mais assertivas. “O Sebrae atua no fomento ao turismo para incluir pequenos negócios e fortalecer a economia local. Com o Plano Brasis, direcionamos esforços com base em dados concretos e resultados efetivos”, disse.
Bruno Reis, diretor da Embratur, apresentou o Plano Brasis para MS durante o evento
Entre as estratégias para Mato Grosso do Sul, o plano destaca o ecoturismo, o turismo de aventura e de natureza, conectados à tendência global por experiências autênticas e sustentáveis. Bonito e o Pantanal permanecem como destinos âncora o Pantanal será promovido como “safári brasileiro”, enquanto Bonito reforçará sua imagem de bem-estar e imersão na natureza. Campo Grande ganha destaque como porta de entrada e polo de eventos.
Governo do Estado foi representado pelo diretor-presidente da Fundtur, Bruno Wendling
Com o Plano Brasis, o Estado se integra à estratégia nacional que busca atrair 8,1 milhões de turistas internacionais e gerar US$ 8,2 bilhões em receita cambial até 2027, consolidando o turismo como motor de desenvolvimento sustentável para o país e para Mato Grosso do Sul.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Em Naviraí, Lia Nogueira celebra 62 anos do município e destaca avanços na saúde pública
Leia Mais
JBS defende transição para sistemas alimentares sustentáveis e apresenta resultados dos Escritórios Verdes na COP30
Leia Mais
BR-163/MS segue com obras e serviços nesta quarta-feira (12)
Leia Mais
Nova lei amplia recursos para alimentação e transporte escolar
Municípios