ALÍVIO NO BOLSO
Conta de luz começa 2026 sem taxa extra para o consumidor
Aneel confirma bandeira tarifária verde em janeiro e aponta cenário de segurança energética no país
24/12/2025
08:00
REDAÇÃO
Bandeira tarifária verde em janeiro garante conta de luz sem cobrança extra para os consumidores brasileiros.
O consumidor brasileiro iniciará o ano de 2026 pagando menos na conta de luz. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que, no mês de janeiro, estará em vigor a bandeira tarifária verde, o que significa ausência de cobrança adicional sobre o consumo de energia elétrica.
Segundo a Aneel, apesar de o período chuvoso ter começado com índices abaixo da média histórica, os meses de novembro e dezembro registraram manutenção do volume de chuvas e níveis satisfatórios nos reservatórios das usinas hidrelétricas. Esse cenário reduz a necessidade de acionamento das usinas termelétricas, que possuem custo de geração mais elevado.
Com a menor dependência das termelétricas em janeiro, os consumidores não terão acréscimos na fatura de energia. Em dezembro, a conta já havia apresentado redução, com a mudança da bandeira vermelha patamar 1 para a amarela, diminuindo o custo adicional de R$ 4,46 para R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora consumidos.
O Ministério de Minas e Energia destacou que a adoção da bandeira verde reflete um momento de segurança energética no país. Além de mais caras, as usinas termelétricas utilizam combustíveis fósseis e contribuem para a emissão de gases de efeito estufa, o que torna o cenário atual ainda mais positivo do ponto de vista ambiental.
Mesmo com o crescimento das fontes renováveis, como solar e eólica, a geração hidrelétrica segue como base do sistema elétrico nacional, dependendo diretamente do volume de chuvas nas principais bacias hidrográficas.
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias informa ao consumidor os custos variáveis da geração de energia no Sistema Interligado Nacional. Quando a bandeira é verde, não há cobrança adicional. Já nas bandeiras amarela e vermelha, a conta sofre acréscimos conforme o consumo registrado.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Rinaldo Modesto destaca educação, proteção social e desenvolvimento regional na ALEMS
Leia Mais
Jovens de 15 a 19 anos podem se vacinar contra HPV até junho de 2026
Leia Mais
Comércio e supermercados têm horários especiais na véspera de Natal em Campo Grande
Leia Mais
Calor intenso e pancadas de chuva marcam a véspera e o dia de Natal em MS
Municípios