CHUVA INTENSA EM TODO O ESTADO
Tempo instável marca a quinta-feira em Mato Grosso do Sul
Capital já registrou quase 90 milímetros de chuva e há alerta para temporais em várias regiões do estado
13/11/2025
06:30
REDAÇÃO
Chuva intensa provocou alagamentos e queda de árvores em diferentes bairros de Campo Grande nesta quinta-feira (13). @Maria Goreti
A quinta-feira (13) começou chuvosa em Campo Grande, com tempo fechado e instável desde as primeiras horas do dia. O amanhecer foi de chuva leve em alguns bairros, mas a tendência é de intensificação das precipitações ao longo do dia em diversas regiões de Mato Grosso do Sul. O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) alerta para risco de temporais acompanhados de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Segundo dados do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), nas últimas 12 horas a capital acumulou volumes expressivos de chuva. O maior índice foi registrado na Vila Santa Luzia, com 89,2 milímetros, seguido pelo bairro Universitário, com 76 milímetros, e Jardim Panamá, com 62,4 milímetros. Há registros de alagamentos nas regiões do Itanhangá Park e na rotatória da Avenida Ernesto Geisel com a Rua Rachid Neder. Uma árvore de grande porte caiu na Rua Raul Pires Barbosa, no bairro Chácara Cachoeira.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Campo Grande, Enéas Netto, as equipes seguem fazendo o levantamento das ocorrências e dos estragos causados pela chuva. A previsão do Climatempo indica que a capital ainda pode registrar cerca de 24 milímetros até o fim do dia.
Os modelos meteorológicos apontam que os acumulados podem ultrapassar 30 a 40 milímetros em 24 horas, com volumes maiores em pontos isolados. O cenário é resultado da combinação entre o transporte de calor e umidade, a presença de áreas de baixa pressão e cavados, e a influência de uma frente fria oceânica, que reforça as instabilidades sobre o estado.
Mesmo com o tempo chuvoso, as temperaturas seguem elevadas. A máxima prevista para Campo Grande é de 33°C. Em Corumbá, Aquidauana, Camapuã e Dourados, os termômetros também podem chegar aos 33°C. Já Coxim, Paranaíba, Três Lagoas e Anaurilândia devem registrar até 35°C, enquanto Ponta Porã e Iguatemi ficam em torno de 30°C. Em Porto Murtinho, a máxima esperada é de 34°C.
A instabilidade deve persistir até sábado (15), com possibilidade de novos temporais em várias regiões do estado. O Cemtec reforça o alerta para que a população evite locais abertos durante as descargas elétricas, não se abrigue sob árvores ou estruturas metálicas e mantenha atenção em áreas suscetíveis a alagamentos.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Política Estadual de Reciclagem de Materiais é tema de um dos projetos pautados nesta quinta-feira
Leia Mais
Funsat e Funtrab oferecem mais de 1,9 mil vagas nesta quinta-feira
Leia Mais
Em Naviraí, Lia Nogueira celebra 62 anos do município e destaca avanços na saúde pública
Leia Mais
JBS defende transição para sistemas alimentares sustentáveis e apresenta resultados dos Escritórios Verdes na COP30
Municípios