LIDERANÇA INSPIRADORA
Arauco aborda liderança inspiradora no 2º Fórum Fiems de Capital Humano
Valeria Ribeiro destaca importância da cultura organizacional e programas de atração e retenção de talentos
13/11/2025
09:30
REDAÇÃO
Valeria Ribeiro, diretora de Gestão de Pessoas da Arauco, apresenta programa de liderança inspiradora e retenção de talentos durante o 2º Fórum Fiems de Capital Humano em Campo Grande.
Novembro de 2025 Referência global em madeira, celulose e bioenergia, a Arauco participou do 2º Fórum de Capital Humano, promovido pelo Sistema Fiems nesta quarta-feira (12) em Campo Grande (MS), reunindo especialistas em desenvolvimento de equipes e gestão de pessoas. A apresentação da companhia foi conduzida por Valeria Ribeiro, diretora de Gestão de Pessoas, que abordou a relevância da liderança inspiradora para superar desafios na atração e retenção de talentos.
“Para a Arauco, que tem na valorização das pessoas um de seus pilares fundamentais, esta é uma oportunidade singular para trocar experiências com grandes profissionais, frente ao desafio de captar, qualificar e reter trabalhadores em um setor dinâmico como o industrial. Apresentamos nosso programa de Atração e Retenção de Talentos, que busca justamente desenvolver habilidades e valorizar cada colaborador”, afirmou Valeria Ribeiro durante sua apresentação no período da tarde, no auditório da Fiems.
A executiva ressaltou que a cultura organizacional não é responsabilidade apenas do RH, mas resultado de um trabalho coletivo, no qual líderes desempenham papel essencial como exemplos vivos dos valores da empresa. “Só uma liderança engajada é capaz de construir a cultura de uma organização. Isso passa por comunicar propósito e valores, dar feedback constante, ter práticas condizentes e valorizar o trabalho em equipe”, completou.
Valeria Ribeiro acumula mais de 20 anos de experiência em Recursos Humanos, atuando em áreas como Desenvolvimento e Cultura Organizacional, Comunicação Interna, Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional. Participou de projetos de fusão e aquisição em diferentes empresas e setores, sempre buscando promover um ambiente de inovação, motivação e engajamento entre os colaboradores.
O Fórum, voltado a lideranças e especialistas em RH, apresentou palestras, casos de sucesso e debates sobre tendências e inovações que transformam a gestão de pessoas. Mais informações estão disponíveis no site do Sistema Fiems.
Além da atuação no evento, a Arauco segue investindo no Brasil por meio do Projeto Sucuriú, que marca a entrada da divisão de celulose no país com um investimento de US$ 4,6 bilhões. A planta terá capacidade de produção de 3,5 milhões de toneladas de celulose por ano, localizada em Inocência (MS), e deve gerar cerca de 6 mil empregos diretos após a operação. Durante a construção, a companhia já oferece capacitação e mais de 14 mil oportunidades de trabalho, respeitando a biodiversidade local e fomentando o desenvolvimento econômico e social da região.
Presente no Brasil desde 2002, a Arauco emprega mais de 3 mil colaboradores e mantém cinco unidades industriais no país, com atuação orientada por práticas ESG e certificação FSC®, garantindo manejo ambientalmente responsável, socialmente justo e economicamente viável.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Insuficiência de fisioterapeutas em maternidade leva denúncia ao Ministério Público em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Entre cores, música e fé encontro de jovens propõe viver a alegria do Carnaval na presença de Jesus
Leia Mais
Jardim dos Estados atravessa décadas como um dos endereços mais valorizados de Campo Grande
Leia Mais
Central controla da água que chega à torneira até o destino correto do esgoto em Campo Grande
Municípios