Campo Grande (MS), Terça-feira, 11 de Novembro de 2025

CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREMATURIDADE

HRMS reforça importância da prevenção e dos cuidados com bebês prematuros durante o Novembro Roxo

Campanha destaca a importância do pré-natal, do acolhimento familiar e do cuidado humanizado para reduzir a mortalidade infantil

11/11/2025

08:00

REDAÇÃO

HRMS promove ações do Novembro Roxo para conscientizar sobre a prevenção da prematuridade e reforçar a importância do cuidado humanizado aos bebês e suas famílias. @Patrícia Belarmino

O mês de novembro é dedicado à conscientização sobre a prematuridade, principal causa de mortalidade infantil no mundo. No Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), referência em gestação de alto risco e atendimento neonatal, a campanha Novembro Roxo é marcada por diversas ações voltadas a profissionais da saúde, famílias e à comunidade.

Neste ano, o tema mundial da campanha é “Garanta aos prematuros começos saudáveis para futuros brilhantes”, reforçando a necessidade de cuidados especializados e contínuos desde o nascimento até os primeiros anos de vida.

A médica Bianca Stavis Conte, responsável pela UTI Neonatal do HRMS, explica que muitos casos de parto prematuro podem ser evitados com um pré-natal de qualidade e acompanhamento adequado.
“Muitas causas da prematuridade estão ligadas a fatores identificáveis precocemente. Um pré-natal bem feito permite detectar riscos, orientar a gestante e intervir a tempo. Além disso, hábitos saudáveis e o controle de doenças como hipertensão e diabetes gestacional fazem toda a diferença”, destacou a médica.

O HRMS, além de oferecer assistência de referência, é reconhecido como Hospital Amigo da Criança (IHAC) título concedido pelo Ministério da Saúde às instituições que promovem o aleitamento materno e fortalecem o vínculo entre mãe e bebê desde o nascimento.

Durante todo o mês, o hospital promove atividades educativas e ações de acolhimento às famílias, com foco na conscientização sobre o cuidado com o recém-nascido prematuro. Nesta semana, mães participaram de uma atividade conduzida pela equipe de Terapia Ocupacional, com apoio da Psicologia e Educação Física, promovendo momentos de escuta, troca e bem-estar no Grupo de Conscientização Corporal e Relaxamento.

A enfermeira Ana Carolina P. A. Oliveira, coordenadora das ações do Novembro Roxo no HRMS, ressalta que a campanha também é um ato de celebração da vida e do trabalho das equipes multiprofissionais.
“Cada bebê que sobrevive à prematuridade é uma vitória compartilhada entre profissionais e famílias. O Novembro Roxo nos lembra da importância do cuidado integral, do acolhimento e do afeto na recuperação”, afirmou.

 

No dia 26 de novembro, a partir das 9h, será realizado um reencontro de bebês prematuros e suas famílias que passaram pelo HRMS. O encerramento da programação acontece entre 3 e 5 de dezembro, com o Curso de Sensibilização do Método Canguru, voltado a profissionais da saúde.

A prematuridade é considerada a principal causa de mortalidade em crianças menores de cinco anos, afetando bebês que nascem antes de 37 semanas de gestação.

Neste ano, o Dia da Prematuridade, celebrado em 17 de novembro, ganha destaque com a Lei nº 15.198/2025, sancionada em setembro, que institui oficialmente o Dia Nacional da Prematuridade, a Semana da Prematuridade e o Novembro Roxo em todo o país.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: