Campo Grande (MS), Segunda-feira, 10 de Novembro de 2025

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Centro-Oeste mostra abertura à inovação com uso da inteligência artificial generativa entre pequenos empreendedores

Pesquisa mostra que uso da IA generativa ainda é esporádico na região, mas aponta oportunidades para crescimento entre micro e pequenas empresas

10/11/2025

12:10

O uso de inteligência artificial generativa cresce entre pequenas empresas do Brasil, com o Itaú Emps oferecendo ferramentas de gestão e crédito personalizadas. Foto:d3sign/Getty Images

A inteligência artificial generativa está se consolidando como uma ferramenta estratégica para empreendedores que buscam inovação, eficiência e competitividade. No entanto, apesar de seu reconhecido potencial para otimização de tarefas e de tempo, além de apoiar em soluções ligadas ao marketing e relacionamento com clientes, o uso diário da IA ainda é limitado entre os líderes de pequenas empresas no Brasil.

Segundo a pesquisa “Do caderninho à inovação: os novos caminhos do empreendedor brasileiro”, realizada pela Quaest para o Itaú Emps, 31% dos empresários do Norte utilizam a IA generativa em suas rotinas diárias, o maior índice entre todas as regiões do país. O dado surpreende e revela que, mesmo em áreas em que o acesso à tecnologia pode ser mais limitado, há uma abertura crescente para soluções inovadoras.

Na sequência, aparecem o Nordeste (22%) e o Sudeste (21%), indicando oportunidade para expansão do uso da IA generativa como aliada na gestão dos negócios. Já nas regiões Sul e Centro-Oeste, o uso é mais esporádico: 24% e 18% dos entrevistados, respectivamente, afirmam utilizar a tecnologia apenas algumas vezes por semana, refletindo uma postura mais cuidadosa.

O estudo também aponta os principais fatores que podem impulsionar a adoção da IA nos negócios: confiança na segurança dos dados, possibilidade de interação com humanos, quando necessário, além de agilidade e qualidade na precisão das respostas.

“O uso da IA no setor financeiro ainda está apenas começando – reflexo de soluções que, até agora, são genéricas e pouco conectadas à realidade das empresas. Superar essas barreiras pode ser decisivo para transformar a IA generativa em um hábito cotidiano entre os empreendedores brasileiros. Com as ferramentas certas, a IA pode se tornar uma aliada, ajudando os negócios a alcançarem suas ambições”, conta Pedro Prates, diretor do Itaú Emps, novo segmento que integra o ecossistema do Itaú Empresas.

IA Generativa: aliada do empreendedor

A IA generativa é um dos pilares da proposta de valor do Itaú Emps – por meio dela, os empreendedores têm acesso a uma assessoria contextualizada e personalizada que tira dúvidas, traz informações de negócio e apoia na gestão – em uma experiência disponível 24/7. Em um app leve e sem cobrança de mensalidade, ele entrega os produtos e serviços imprescindíveis pequenas empresas e profissionais autônomos, passando por pagamentos e recebimentos, além de integração com adquirência e crédito, e Pix ilimitado gratuito para pagamentos.

Um exemplo disso, anunciado recentemente, é seu apoio para contratação do Pronampe, uma das principais linhas de crédito governamentais, destinadas às micro e pequenas empresas: a Inteligência Itaú, tecnologia de inteligência artificial generativa, guia os empreendedores em todas as etapas do processo de crédito, ajudando o cliente a atualizar seu faturamento junto ao governo, simular condições e compreender processos antes de concluir a contratação. Isso torna a jornada mais simples e acessível, exatamente o que os empreendedores buscam. A novidade já está disponível no aplicativo, que não cobra mensalidade. Itaú Emps entrega os produtos e serviços imprescindíveis a pequenas empresas e profissionais autônomos, passando por pagamentos e recebimentos, além de integração com adquirência e crédito, e Pix ilimitado gratuito para pagamentos.

“Ao trazer o Pronampe para dentro da jornada conversacional do Itaú Emps, oferecemos aos clientes mais autonomia e clareza em um processo que demanda diversas interações externas. Sabemos que o crédito é essencial para o empreendedor dar o próximo passo no negócio; por isso buscamos formas de tornar essa jornada mais simples, eficiente e realmente útil no dia a dia. Com o apoio da Inteligência Itaú, o cliente é guiado justamente nos pontos que costumam gerar mais dúvidas – como atualização de dados no e-CAC, condições de taxas e prazos – garantindo mais agilidade e proximidade na experiência”, completa Pedro Prates, diretor do Itaú Emps. 

Sobre o Itaú Unibanco

O Itaú Unibanco é um banco digital com a conveniência do atendimento físico. Estamos presentes em 18 países e temos mais de 70 milhões de clientes, entre pessoas físicas e empresas de todos os segmentos, a quem oferecemos as melhores experiências em produtos e serviços financeiros. Temos uma agenda estratégica com foco na centralidade do cliente, que passa por duas transformações: cultural e digital, ambas sustentadas na diversidade do nosso povo. Fomos selecionados pela 24ª vez consecutiva para fazer parte do Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI World), sendo a única instituição financeira latino-americana a integrar o índice desde sua criação, em 1999.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: