Campo Grande (MS), Terça-feira, 11 de Novembro de 2025

FOGUEIRA DE JATEÍ RECONHECIDA

Fogueira de Jateí é reconhecida como patrimônio imaterial e cultural de MS

11/11/2025

08:20

REDAÇÃO

Vista aérea da Fogueira de Jateí, que se tornou patrimônio imaterial e cultural de Mato Grosso do Sul. @DIVULGAÇÃO

 

 

Subtítulo: Tradição anual de mais de 60 metros de altura agora é oficialmente patrimônio cultural do Estado

Com altura superior a 60 metros, a Fogueira de Jateí se tornou patrimônio imaterial e cultural de Mato Grosso do Sul. O título consta do Decreto Legislativo 796/2025, publicado pelo presidente da Assembleia Legislativa (ALEMS), deputado Gerson Claro, no Diário Oficial do Parlamento de sexta-feira (7).

“Fica declarada a tradicional Fogueira de Jateí, realizada anualmente no município de Jateí, como Patrimônio Imaterial e Cultural do Estado de Mato Grosso do Sul, reconhecendo sua importância histórica, cultural, religiosa e social para a população sul-mato-grossense”, afirma o texto.

O decreto é de autoria do deputado Renato Câmara (MDB) e prevê que o Poder Executivo, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, adote as medidas cabíveis para o registro da Fogueira de Jateí como bem de natureza imaterial.

Segundo o parlamentar, “a tradicional Fogueira de Jateí, realizada anualmente desde 1977, é uma das manifestações culturais mais emblemáticas do Estado”. A iniciativa da fogueira é do professor Manoel Sanches Gabriel, e a estrutura, feita com troncos de eucalipto, começou com cerca de seis metros, alcançando atualmente mais de 60 metros.

“A fogueira é construída com tecnologia e segurança, mobilizando a comunidade local, servidores públicos, engenheiros, Corpo de Bombeiros e voluntários. Sua montagem leva cerca de 30 dias e envolve o uso de guindastes, cabos de aço e elevadores hidráulicos”, detalha o deputado.

A Festa da Fogueira de Jateí já havia sido incluída no Calendário Oficial de Eventos do Estado pela Lei 3.729/2009. Agora, com este Decreto Legislativo, recebe o reconhecimento oficial como patrimônio imaterial e cultural de Mato Grosso do Sul.

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: