Campo Grande (MS), Segunda-feira, 10 de Novembro de 2025

ENEM 2025

Abstenção no primeiro dia chega a 27%

Mais de 4,8 milhões de candidatos estavam habilitados; gabarito oficial será divulgado na quinta-feira

10/11/2025

10:00

REDAÇÃO

Candidatos chegam para fazer a prova do primeiro dia do Enem 2025 em Brasília. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil 

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 registrou 27% de abstenção, mantendo índice semelhante ao do ano passado (26,6%) e menor que em 2023 (28,1%) e 2022 (28,3%). Mais de 4,8 milhões de estudantes estavam habilitados a participar do exame, realizado em 1.805 municípios e com apoio de mais de 300 mil pessoas.

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que 3.240 candidatos foram eliminados por irregularidades, como descumprimento das orientações dos fiscais, uso de materiais impressos, portabilidade de equipamentos eletrônicos ou saída do local da prova antes do permitido.

O gabarito oficial do primeiro dia será divulgado na quinta-feira (13). A prova abordou questões de múltipla escolha em língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia e sociologia, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação, totalizando 90 questões, além da redação.

O tema da redação abordou as perspectivas sobre o envelhecimento da sociedade brasileira, destacando debates sobre direitos da pessoa idosa e o etarismo. Professores consideraram o tema atual e relevante.

O presidente do Inep, Manuel Palácios, avaliou a prova como “linda” e “maravilhosa”, destacando que ela segue as habilidades previstas nas referências curriculares e representa a conclusão da educação básica no país.

Brasília - 09/11/2025 - MEC faz balanço do primeiro dia do Enem 2025. Foto: Print/Youtube do MEC.

Os casos de reaplicação do exame ocorrerão nos dias 16 e 17 de dezembro, incluindo estudantes das cidades paranaenses afetadas pelo tornado. O segundo dia de prova será no domingo seguinte (16), com conteúdos de ciências da natureza e matemática.

A nota do Enem é usada como critério de seleção em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: