ENEM 2025
Abstenção no primeiro dia chega a 27%
Mais de 4,8 milhões de candidatos estavam habilitados; gabarito oficial será divulgado na quinta-feira
10/11/2025
10:00
REDAÇÃO
Candidatos chegam para fazer a prova do primeiro dia do Enem 2025 em Brasília. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 registrou 27% de abstenção, mantendo índice semelhante ao do ano passado (26,6%) e menor que em 2023 (28,1%) e 2022 (28,3%). Mais de 4,8 milhões de estudantes estavam habilitados a participar do exame, realizado em 1.805 municípios e com apoio de mais de 300 mil pessoas.
O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que 3.240 candidatos foram eliminados por irregularidades, como descumprimento das orientações dos fiscais, uso de materiais impressos, portabilidade de equipamentos eletrônicos ou saída do local da prova antes do permitido.
O gabarito oficial do primeiro dia será divulgado na quinta-feira (13). A prova abordou questões de múltipla escolha em língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia e sociologia, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação, totalizando 90 questões, além da redação.
O tema da redação abordou as perspectivas sobre o envelhecimento da sociedade brasileira, destacando debates sobre direitos da pessoa idosa e o etarismo. Professores consideraram o tema atual e relevante.
O presidente do Inep, Manuel Palácios, avaliou a prova como “linda” e “maravilhosa”, destacando que ela segue as habilidades previstas nas referências curriculares e representa a conclusão da educação básica no país.
![]()
Os casos de reaplicação do exame ocorrerão nos dias 16 e 17 de dezembro, incluindo estudantes das cidades paranaenses afetadas pelo tornado. O segundo dia de prova será no domingo seguinte (16), com conteúdos de ciências da natureza e matemática.
A nota do Enem é usada como critério de seleção em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Santa Casa de Campo Grande receberá mais de R$ 54 milhões em 2026 para enfrentar crise financeira
Leia Mais
Virada do ano exige atenção com fogos e caixas de som para evitar danos à audição
Leia Mais
Ana Castela e Zé Felipe anunciam término e movimentam redes sociais
Leia Mais
Veja dicas para se proteger da onda de calor que atinge o país
Municípios