INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Ecossistema de Inovação de Jardim e Guia Lopes da Laguna é premiado como case nacional de sucesso
Grupo sul-mato-grossense foi reconhecido no EliSummit 2025, maior encontro de ecossistemas de inovação do país, pela atuação na interiorização da tecnologia e do empreendedorismo
10/11/2025
09:20
REDAÇÃO
Representantes do Ecossistema de Inovação de Jardim e Guia Lopes da Laguna receberam o prêmio no palco do EliSummit 2025, em Natal (RN). @DIVULGAÇÃO
Mato Grosso do Sul ganhou destaque nacional no EliSummit 2025, evento realizado pelo Sebrae que reúne lideranças e representantes dos principais ecossistemas de inovação do Brasil. A quarta edição do encontro, promovida em Natal (RN) entre os dias 4 e 6 de novembro, premiou o Ecossistema de Inovação de Jardim e Guia Lopes da Laguna como case de sucesso na categoria “ELI Além das Capitais: Comunicação e Visibilidade”.
O grupo foi reconhecido pelas boas práticas e pelo trabalho desenvolvido no projeto “Conexão Bioceânica: Interiorizando a inovação na Rota do Desenvolvimento Sustentável”, que fortalece o ambiente de inovação e empreendedorismo nos dois municípios.
“Receber esse prêmio reflete a dedicação dos membros da governança, que têm buscado criar conexões reais entre os atores e relações de confiança. É o resultado de um trabalho consistente feito pela Semadesc e pelo Sebrae, que nos deram formação para atuar dessa forma”, comemorou Valéria Mazucato, docente do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e representante do ecossistema na cerimônia.
Além do grupo premiado, os ecossistemas de Campo Grande e Aquidauana também estiveram entre os finalistas e apresentaram boas práticas durante o evento. Ao todo, o Estado conta com 12 ecossistemas de inovação ativos, todos com representantes presentes no EliSummit.
A Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), em parceria com o Sebrae/MS, organizou a caravana que levou os participantes ao encontro e tem atuado no fortalecimento dos ecossistemas locais.
Segundo Ricardo Senna, secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc, o reconhecimento nacional reflete a eficiência da política pública de inovação em Mato Grosso do Sul.
“Essa premiação é uma grande conquista, pois o ecossistema de Jardim e Guia Lopes da Laguna ainda não completou um ano de atividade, mas já se destacou entre projetos consolidados do país. Isso mostra a força da inovação como estratégia de desenvolvimento territorial”, destacou.
Para a analista-técnica do Sebrae/MS Luciene Errobidart Mattos, o prêmio evidencia o potencial inovador do interior sul-mato-grossense.
“O ecossistema de Jardim e Guia Lopes da Laguna começou há pouco tempo, mas já apresentou ações assertivas e resultados expressivos. Concorrer e vencer entre mais de 100 projetos inscritos é um feito notável”, avaliou.
Troca de experiências e aprendizado
A quarta edição do EliSummit contou com 822 participantes de 25 estados, incluindo empresários, Agentes Locais de Inovação (ALI), e representantes da Semadesc, Sebrae/MS e dos ecossistemas de Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá e Ladário, Aquidauana, Jardim e Guia Lopes da Laguna, Dourados, Maracaju, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.
![]()
Durante os três dias de evento, os participantes puderam trocar experiências e conhecer boas práticas em palestras, painéis, oficinas e visitas técnicas realizadas na Região Metropolitana de Natal, com foco na inovação e no desenvolvimento sustentável dos territórios.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Motiva Pantanal realiza ampliação e conservação em diversos trechos
Leia Mais
Centro-Oeste mostra abertura à inovação com uso da inteligência artificial generativa entre pequenos empreendedores
Leia Mais
Eldorado Brasil abre inscriçoes para Programa Super Talentos 2026
Leia Mais
Lia Nogueira cumpre agenda intensa no interior e encerra a semana no Japão Fest em Dourados
Municípios