INCLUSÃO E DIREITOS
Câmara de Campo Grande aprova projeto que amplia vagas no Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho
Novas regras garantem acesso a mães atípicas, imigrantes e trabalhadores de serviços pesados, com benefícios adicionais
08/08/2025
09:45
REDAÇÃO
Sessão da Câmara Municipal de Campo Grande debateu e aprovou mudanças no Primt, que agora garante 3% das vagas a genitores de pessoas com deficiência, 5% para imigrantes e aumento na bolsa para serviços com maior esforço físico.
A Câmara Municipal de Campo Grande aprovou, nesta quinta-feira (7), seis projetos de lei, com destaque para as mudanças no Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho (Primt), antigo Proinc administrado pela Funsat (Fundação Social do Trabalho). A proposta, de autoria do Executivo, foi aprovada em regime de urgência e amplia as oportunidades de acesso ao mercado de trabalho para públicos em situação de maior vulnerabilidade.
Entre as novidades do projeto, está a reserva de 3% das vagas para pais ou responsáveis por pessoas com deficiência, atendendo principalmente às mães atípicas. A emenda foi proposta pelo vereador Professor Juari, após debate em Audiência Pública na Câmara sobre os desafios enfrentados por essas mães.
Outra emenda, do vereador Beto Avelar, autoriza o aumento de até 50% na bolsa-auxílio mensal para trabalhadores do programa que executem tarefas de alto esforço físico, como capina, limpeza e manutenção urbana. Além disso, o tempo de permanência desses profissionais no programa poderá ser estendido para até 36 meses, para garantir mais estabilidade.
O projeto também passa a reservar 5% das vagas do Primt a imigrantes, incluindo refugiados e solicitantes de refúgio. Foi criada ainda a função de Auxiliar de Intérprete de Espanhol, para facilitar a comunicação e integração desses trabalhadores.
Por proposta do vereador Neto Santos, o período mínimo de desemprego exigido para ingressar no programa foi reduzido de seis para três meses, ampliando o acesso a quem precisa de oportunidade com mais urgência.
As mudanças constam no Projeto de Lei 11.945/25, que altera a Lei nº 6.923/2022 e foram amplamente debatidas pelos parlamentares.
Outras propostas aprovadas:
Saúde e juventude
O projeto “Se Cuida Jovem”, do vereador Dr. Victor Rocha, foi aprovado em segunda discussão. O programa incentiva o autocuidado, prevenção e saúde sexual e mental da juventude campo-grandense.
Combate ao cigarro eletrônico
O vereador Papy instituiu o Programa Municipal de Conscientização e Combate ao Cigarro Eletrônico, com foco em campanhas educativas sobre os malefícios do dispositivo.
Segurança de animais no trânsito
De autoria do vereador Veterinário Francisco, o projeto “Eu Freio para Animais” cria campanha permanente de conscientização contra atropelamentos de animais, sempre em agosto.
Esporte e educação homenageados
O vereador Wilson Lands propôs a criação da Medalha Legislativa Professor Mair Valdovino Junior, entregue anualmente em 25 de maio, durante o Dia Municipal do Esporte Escolar, para homenagear profissionais da área.
Apoio a entidades sociais
Em regime de urgência, foi aprovada proposta da Mesa Diretora que altera a destinação de emendas parlamentares a instituições assistenciais, ajustando exigências de documentação no Plano de Aplicação de Recursos do Fundo de Investimentos Sociais.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Faustão passa por novo transplante após quadro de sepse
Leia Mais
Beber socialmente faz mal sim, aponta a ciência
Leia Mais
STF aprova orçamento de R$ 1 bilhão para 2026 com aumento de gastos em segurança
Leia Mais
Estado supera meta da OMS em aleitamento materno exclusivo e reforça importância do apoio coletivo às mães
Municípios