CLIMA
Frio predomina e umidade despenca em Mato Grosso do Sul
Sistema de alta pressão mantém o tempo seco e com predomínio de sol; Campo Grande pode ter rajadas acima de 60 km/h
05/07/2025
06:30
REDAÇÃO
Rajadas de vento e tempo seco marcam o início do fim de semana em diversas regiões do estado, com temperaturas mínimas abaixo dos 10°C em algumas áreas. @Maria Goreti
O sábado (5) começou gelado em Mato Grosso do Sul, com destaque para as regiões sul e cone-sul, onde os termômetros marcaram valores abaixo dos 10 °C nas primeiras horas da manhã. Conforme a previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a presença de ventos úmidos vindos do sudeste favorece a formação de neblinas e nuvens baixas no início do dia, especialmente nas áreas mais frias.
Apesar do amanhecer frio, o sol deve predominar ao longo do dia em praticamente todo o estado. A atuação de um sistema de alta pressão atmosférica inibe a formação de nuvens e chuvas, garantindo tempo estável e seco. As máximas previstas variam entre 21°C e 30°C, dependendo da região.
Nas regiões norte, nordeste, sudoeste e pantaneira, as temperaturas devem chegar aos 26°C e até 30°C. Já nas regiões sul, cone-sul e grande Dourados, as máximas não devem ultrapassar os 25°C. Pontualmente, em municípios mais ao sul do estado, as mínimas podem ficar abaixo dos 7°C.
Em Campo Grande, a capital, a previsão indica temperaturas mínimas entre 13°C e 15°C, com máximas entre 24°C e 26°C. Além do frio, o dia será marcado por ventos fortes vindos do quadrante leste, com velocidades médias entre 40 e 60 km/h e possibilidade de rajadas superiores a 60 km/h.
Outro fator de atenção é a baixa umidade relativa do ar. Os índices podem variar entre 20% e 40%, aumentando o risco de problemas respiratórios e exigindo cuidados redobrados com hidratação e exposição ao sol.
Ainda segundo o Cemtec, não há previsão de chuvas significativas para os próximos 10 dias em Mato Grosso do Sul. As condições devem se manter semelhantes, com madrugadas frias, tardes amenas e tempo seco em todo o território sul-mato-grossense.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Campanha arrecada lenços e acessórios para pacientes com câncer em MS
Leia Mais
Seminário debate enfrentamento ao abuso sexual infantojuvenil em MS
Leia Mais
Rapper Hungria recebe alta após suspeita de intoxicação por metanol
Leia Mais
Brasil investiga 209 casos de intoxicação por metanol e confirma 16
Municípios