Campo Grande (MS), Terça-feira, 06 de Maio de 2025

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Deputados votam aumento de juízes auxiliares e outros três projetos nesta terça-feira

06/05/2025

07:45

REDAÇÃO

@Divulgação/ALMS

Os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul votam, nesta terça-feira (6), quatro projetos de lei durante a primeira sessão ordinária da semana na Assembleia Legislativa. Entre as propostas em pauta, destaca-se o Projeto de Lei 45/2025, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), que prevê o aumento de oito para nove juízes auxiliares na comarca de Campo Grande.

A proposta altera a Lei nº 1.511, de 1994, e corrige uma defasagem criada após a aprovação da Lei nº 6.365/2024, que aumentou o número de juízes auxiliares na Corregedoria-Geral de dois para três. No entanto, a estrutura da Capital permaneceu inalterada. A medida será votada em segunda discussão.

De acordo com o presidente do TJMS, desembargador Dorival Pavan, o reforço é necessário para atender à crescente demanda das varas judiciais, sobretudo diante do deslocamento de magistrados para funções administrativas e representativas, sem gerar novos custos ao Judiciário.

Também estão na pauta da sessão outros três projetos:

  • PL 130/2024, do deputado Junior Mochi (MDB), que garante às pessoas com Síndrome de Von Recklinghausen (neurofibromatose) os mesmos direitos legalmente reconhecidos às pessoas com deficiência. A matéria será analisada em primeira discussão.

  • PL 22/2025, do deputado Neno Razuk (PL), reconhece o cordão de fita com desenhos de borboletas e/ou laços roxos como símbolo de identificação para pessoas com fibromialgia. O projeto prevê ainda a inserção do símbolo em placas de atendimento prioritário e o direito a assentos preferenciais.

  • PL 86/2025, do Poder Executivo, propõe alterações em leis que regem o regime jurídico dos servidores públicos civis e o sistema de previdência do estado, incluindo mudanças nas Leis nº 1.102/1990, nº 3.150/2000 e nº 3.545/2008.

A sessão tem início às 9h e é aberta ao público, que pode acompanhar presencialmente na sede da Assembleia Legislativa, em Campo Grande.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: