ECONOMIA
Preço da carne bovina impacta inflação de Campo Grande pela 2ª vez consecutiva
10/12/2024
11:20
MIDIAMAX
REDAÇÃO
@Helder Carvalho/Jornal Midiamax
Pelo segundo mês consecutivo, o preço da carne bovina teve um impacto significativo na inflação de Campo Grande. Em novembro, o índice de preços na cidade subiu 0,63%, com destaque para o setor de alimentação e bebidas. No acumulado de 2024, a inflação já soma 4,61%.
Os dados do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), evidenciam o peso do aumento dos alimentos no bolso dos consumidores de Campo Grande. A principal influência foi a alta das carnes, que subiram mais de 8% no mês de novembro. O gerente do IPCA e INPC do IBGE, André Almeida, explicou que essa elevação foi causada pela menor oferta de animais para abate e pelo maior volume de exportações, que reduziram a disponibilidade do produto no mercado interno.
Além das carnes, outros alimentos também apresentaram aumentos significativos, como hortaliças e verduras (7,23%), com destaque para alface (9,57%), mandioca (6,04%) e tomate (5,34%). O óleo de soja também teve alta de 7,99%. Por outro lado, alguns produtos registraram quedas, como a banana d'água/nanica (-15,08%) e a cebola (-6,22%).
Em nível nacional, o IPCA registrou uma inflação de 0,39% em novembro. No acumulado de 2024, o índice de preços subiu 4,29%, e nos últimos 12 meses, a alta foi de 4,87%, ligeiramente acima dos 4,76% registrados nos 12 meses anteriores. No mesmo mês de 2023, a variação foi de 0,28%.
O levantamento do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) apontou uma alta de 8,62% no preço da carne bovina entre setembro e outubro em Campo Grande. Com os reajustes semanais, tanto os consumidores quanto os comerciantes têm sentido os impactos. No entanto, com a proximidade das festas de fim de ano e a maior demanda por carne, os empresários aguardam uma "grande melhora" nos preços.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Pequenos negócios lideram empregos formais em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
TCE-MS entrega presentes de natal à instituições de Campo Grande
Leia Mais
Em sessão extraordinária, vereadores aprovam reforma administrativa da Prefeitura
Leia Mais
Service Hub inaugura sede em Campo Grande e impulsiona negócios bilaterais entre Brasil e Paraguai
Municípios