ECONOMIA
Preço da carne bovina impacta inflação de Campo Grande pela 2ª vez consecutiva
10/12/2024
11:20
MIDIAMAX
REDAÇÃO
@Helder Carvalho/Jornal Midiamax
Pelo segundo mês consecutivo, o preço da carne bovina teve um impacto significativo na inflação de Campo Grande. Em novembro, o índice de preços na cidade subiu 0,63%, com destaque para o setor de alimentação e bebidas. No acumulado de 2024, a inflação já soma 4,61%.
Os dados do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), evidenciam o peso do aumento dos alimentos no bolso dos consumidores de Campo Grande. A principal influência foi a alta das carnes, que subiram mais de 8% no mês de novembro. O gerente do IPCA e INPC do IBGE, André Almeida, explicou que essa elevação foi causada pela menor oferta de animais para abate e pelo maior volume de exportações, que reduziram a disponibilidade do produto no mercado interno.
Além das carnes, outros alimentos também apresentaram aumentos significativos, como hortaliças e verduras (7,23%), com destaque para alface (9,57%), mandioca (6,04%) e tomate (5,34%). O óleo de soja também teve alta de 7,99%. Por outro lado, alguns produtos registraram quedas, como a banana d'água/nanica (-15,08%) e a cebola (-6,22%).
Em nível nacional, o IPCA registrou uma inflação de 0,39% em novembro. No acumulado de 2024, o índice de preços subiu 4,29%, e nos últimos 12 meses, a alta foi de 4,87%, ligeiramente acima dos 4,76% registrados nos 12 meses anteriores. No mesmo mês de 2023, a variação foi de 0,28%.
O levantamento do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) apontou uma alta de 8,62% no preço da carne bovina entre setembro e outubro em Campo Grande. Com os reajustes semanais, tanto os consumidores quanto os comerciantes têm sentido os impactos. No entanto, com a proximidade das festas de fim de ano e a maior demanda por carne, os empresários aguardam uma "grande melhora" nos preços.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Destaque no Brasil, Campo Grande tem o melhor saneamento básico do Centro-Oeste
Leia Mais
HU-UFGD oferta 74 procedimentos em mutirão neste sábado
Leia Mais
Governo entrega 11 torres de videolaparoscopia para modernizar cirurgias em hospitais de MS
Leia Mais
Com apoio gratuito aos empresários, Sebrae/MS abre inscrições para o programa Brasil Mais Produtivo
Municípios