Campo Grande (MS), Quarta-feira, 03 de Dezembro de 2025

ISENÇÃO UNIFICADA

Câmara aprova PEC que isenta IPVA para veículos com mais de 20 anos

Proposta segue para promulgação após votação em dois turnos

03/12/2025

09:10

REDAÇÃO

Sessão da Câmara dos Deputados durante votação da PEC que amplia isenção de IPVA para veículos antigos. ©Reprodução/agênca brasil

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (2), a proposta de emenda à Constituição que isenta do pagamento do IPVA os veículos terrestres com 20 anos ou mais de fabricação. A PEC 72/23, originária do Senado, foi aprovada em dois turnos e agora segue para promulgação.

No primeiro turno, o texto recebeu 412 votos favoráveis e 4 contrários. No segundo, foram 397 votos a favor e 3 contra.

A medida estabelece imunidade tributária para carros de passeio, caminhonetes e veículos mistos com mais de 20 anos, proibindo estados de cobrarem IPVA nessa faixa. A regra não se aplica a micro-ônibus, ônibus, reboques e semirreboques.

Segundo o relator na comissão especial, deputado Euclydes Pettersen (Republicanos-MG), a proposta “harmoniza a legislação nacional com a prática de vários estados que já não cobram o imposto de veículos antigos”.

A mudança deve impactar principalmente unidades federativas que ainda não adotam isenção, como Minas Gerais, Pernambuco, Tocantins, Alagoas e Santa Catarina.

Com a reforma tributária aprovada em 2023, o IPVA passou a alcançar veículos aéreos e aquáticos, embora alguns tenham sido isentados. Atualmente, a Constituição garante imunidade para:

  • aeronaves agrícolas e operadores certificados para serviços aéreos;

  • embarcações autorizadas para transporte aquaviário;

  • pesca industrial, artesanal, científica ou de subsistência;

  • plataformas móveis com fins econômicos em áreas marítimas;

  • tratores e máquinas agrícolas.

Durante a votação em plenário, Pettersen destacou que a isenção nacional evita distorções entre estados. Parlamentares também defenderam o impacto positivo para proprietários de baixa renda. “Se não pagar o IPVA, sobra dinheiro para manter o carro em boas condições”, afirmou o deputado Domingos Sávio (PL-MG).

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: