SAÚDE
OMS lança primeiras regras para uso de canetas emagrecedoras no combate à obesidade
Organização recomenda que medicamentos sejam associados a dieta equilibrada, atividade física e ações para criar ambientes mais saudáveis.
02/12/2025
08:20
REDAÇÃO
Fármacos como Ozempic, Wegovy e Mounjaro podem reforçar estratégias globais contra a obesidade, segundo a OMS.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou nesta segunda-feira (1º) suas primeiras diretrizes para o uso de medicamentos do tipo GLP-1 popularmente conhecidos como “canetas emagrecedoras” no tratamento da obesidade. A recomendação inédita orienta que o uso desses fármacos deve estar sempre associado a uma alimentação saudável, prática regular de atividades físicas e políticas públicas que favoreçam ambientes mais adequados para a prevenção da doença.
Os remédios, comercializados com nomes como Ozempic, Wegovy e Mounjaro, foram inicialmente desenvolvidos para o tratamento da diabetes, mas ganharam espaço nos últimos anos pela eficácia na perda de peso. Eles imitam a ação do hormônio GLP-1, responsável por estimular a liberação de insulina e promover a sensação de saciedade por meio de mecanismos cerebrais.
Segundo a OMS, mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo vivem com obesidade, condição associada ao aumento do risco de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e diversos outros problemas de saúde. Por isso, o organismo internacional destaca que a adoção dos GLP-1 pode se tornar uma ferramenta importante na luta global contra a doença.
A OMS reforça, porém, que os medicamentos devem ser utilizados com acompanhamento clínico, dentro de protocolos seguros e integrados a mudanças estruturais e comportamentais que favoreçam hábitos saudáveis.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Motiva Pantanal mantém frentes de conservação e ampliação ao longo da rodovia
Leia Mais
Caso Gerson expõe falhas graves no sistema de saúde mental, segurança pública e proteção social
Leia Mais
Família de Bruce Willis se prepara para doar cérebro do ator para estudos sobre demência
Leia Mais
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões
Municípios