SAÚDE EM CASA
Programa Melhor em Casa amplia atendimento domiciliar e humaniza cuidado pelo SUS
Iniciativa do Ministério da Saúde oferece acompanhamento especializado a pacientes com doenças crônicas, em reabilitação ou com mobilidade reduzida, reduzindo internações desnecessárias
05/02/2026
08:25
REDAÇÃO
MARIA GORETI
Atendimento domiciliar pelo SUS garante mais conforto, segurança e proximidade das famílias no tratamento de pacientes @Ilustração
O cuidado em saúde realizado no próprio lar tem se fortalecido no Brasil por meio do Programa Melhor em Casa, iniciativa do Ministério da Saúde que garante atendimento especializado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a pacientes que necessitam de acompanhamento regular, mas podem ser assistidos fora do ambiente hospitalar com segurança, qualidade e humanização.
O programa é voltado a pessoas com doenças crônicas, em processo de reabilitação, em cuidados paliativos ou com limitações de locomoção. Ao levar o atendimento para dentro das residências, a estratégia contribui para a liberação de leitos hospitalares, reduz o risco de infecções e proporciona mais conforto ao paciente, que permanece em um ambiente familiar durante o tratamento.
Além de beneficiar diretamente os usuários do SUS, a iniciativa também fortalece a rede pública de saúde ao otimizar recursos hospitalares e ampliar o acesso ao cuidado contínuo. O acompanhamento domiciliar permite uma abordagem mais próxima das necessidades do paciente e de sua família, promovendo qualidade de vida e assistência integral.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Brasil deve registrar 781 mil novos casos de câncer por ano até 2028
Leia Mais
Sérgio Longen destaca ambiente de negócios de MS como atrativo para investimentos
Leia Mais
Título Proposta declara utilidade pública de instituição religiosa afro-indígena de Coxim
Leia Mais
Título Assembleia vota proposta de alerta contra racismo em eventos culturais e esportivos
Municípios