POLÍTICA / GOVERNO NA RUA
Em visita a Campo Grande, Boulos defende Tebet em SP e descarta vinda de Lula a MS
Ministro participou do “Governo do Brasil na Rua” e enfatizou foco em periferias e acesso a benefícios sociais
05/02/2026
14:00
REDAÇÃO
Evento no Parque Lageado oferece serviços do INSS, vacinação e emissão de documentos para a população @Marco Codignola
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, esteve em Campo Grande nesta quinta-feira (5), com discurso voltado para a redução da burocracia e fortalecimento da presença do governo federal nas áreas mais carentes. Durante a 4ª edição do “Governo do Brasil na Rua”, realizada no Parque Lageado, Boulos destacou que a prioridade da gestão Lula é atender a população onde ela mais precisa.
“Tudo aqui, perto das pessoas, com o pé no barro. Essa é a ideia, foi isso que o presidente Lula pediu para a gente fazer e nós estamos tirando do papel”, afirmou o ministro à imprensa. Ele ressaltou que a escolha do local visou se afastar do circuito tradicional de visitas oficiais e alcançar diretamente as periferias.
Serviços e benefícios sociais
Boulos comentou sobre a importância de facilitar o acesso a programas sociais e resolver gargalos que dificultam a obtenção de benefícios, como o “Pé de Meia” e o BPC (Benefício de Prestação Continuada). Segundo ele, muitos cidadãos têm direito a esses programas, mas não conseguem receber por falta de informação ou atualização no CRAS.
“Tem um monte de gente que tem direito ao Pé de Meia, que os filhos já podiam estar recebendo (...) mas a pessoa não se cadastrou, não tinha informação adequada. E o INSS? Quantas pessoas têm o BPC cortado por falta de atualização no CRAS?”, destacou.
Viagem de Lula aos Estados Unidos e segurança pública
O ministro confirmou que o presidente Lula fará uma viagem aos Estados Unidos em março, o que inviabiliza sua vinda a Mato Grosso do Sul neste ano. A viagem terá como pauta principal a segurança pública, incluindo a extradição de brasileiros envolvidos em crimes financeiros e organizados.
“Em março, ele vai conversar com Trump sobre combate ao crime organizado, porque há pessoas condenadas aqui que estão em Miami em casas de veraneio, e não presas”, explicou Boulos.
Defesa de Tebet e eleições de 2026
Questionado sobre a candidatura da ministra Simone Tebet ao Senado por São Paulo, o ministro defendeu a aliada e comparou com casos de governadores de outros estados, criticando a argumentação da direita que questiona a mudança de domicílio eleitoral.
Boulos negou que o evento tenha caráter eleitoral e destacou que o projeto itinerante será suspenso em julho para respeitar a legislação do “defeso eleitoral”. Sobre a sucessão presidencial, afirmou que Lula vai disputar a reeleição.
“Rapaz, como é que você vai falar em sucessão de um homem que, apesar de ter 80 anos, vai ser presidente de novo pela quarta vez, vai bater o recorde, vai ser tetra na eleição desse ano, e está com saúde perfeita”, disse.
O evento no CEU das Artes Parque Lageado segue até as 18h, oferecendo serviços como vacinação, emissão de documentos e atendimentos do INSS à população.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Defesa Civil de MS se mobiliza após municípios enfrentarem alagamentos e danos por fortes chuvas
Leia Mais
Empresário Urandir Fernandes aciona Justiça após acusações de pirâmide financeira feitas por ex-nora nas redes sociais
Leia Mais
Casos de Parkinson podem mais que dobrar no Brasil até 2060
Leia Mais
Urandir Fernandes assume controle da Revista UFO e projeta nova fase para publicação
Municípios