Campo Grande (MS), Quarta-feira, 27 de Novembro de 2024

SAÚDE

Conheça alguns sinais para prevenção do câncer de cabeça e pescoço

25/07/2024

08:00

ASSECOM

MARIA GORETI

Freepik

 

Para MS são previstos 140 novos casos de câncer de laringe ao ano e outros 180 de cavidade oral, segundo o INCA

 

No  Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, 27 de julho, a meta é alertar a população sobre prevenção e tratamento precoce e, dentro dessas premissas, a cirurgiã de pescoço e cabeça da Unimed Campo Grande, Dra. Bruna Minari, informa os sinais de alerta aos quais deve-se buscar avaliação médica. 

Esses tumores acometem, principalmente, a boca, orofaringe, laringe, nariz, seios nasais, nasofaringe, órbita, pescoço, tireóide, glândulas salivares, couro cabeludo e peles do rosto e do pescoço. De partida, a médica já adianta que os tumores de cabeça e pescoço podem ser assintomáticos no início da doença e que o diagnóstico das primeiras lesões, em estágio inicial, é fundamental. “Com o seu desenvolvimento, alguns sinais e sintomas podem aparecer, como manchas brancas ou avermelhadas na boca, que não cicatrizam em até 14 dias; dor local; lesões com sangramento ou cicatrização demorada; nódulos no pescoço; mudança na  voz e rouquidão, assim como dificuldade para engolir ou respirar. Se apresentar algum desses sintomas, procure um especialista. A educação e a prevenção salvam vidas”, orienta.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a neoplasia maligna da laringe representa cerca de 25% dos tumores malignos que acometem essa área. Ocorre, predominantemente, em homens acima de 40 anos e tem como principais fatores de risco tabagismo e consumo excessivo de bebidas alcoólicas, sendo que a combinação desses multiplica o risco de desenvolver a doença. “O tabagismo está  relacionado a 97% dos diagnósticos de câncer de laringe, enquanto que o álcool associado ao fumo aumenta o risco em 20 vezes para o câncer nessa região. A infecção pelo HPV  tem contribuído com o aumento na incidência da doença também, principalmente em jovens”, alerta Dra Bruna.

Ela lembra que, por ano, são registradas cerca de 10 mil mortes no país por cânceres de laringe e cavidade oral. “O Brasil registra, anualmente, cerca de 35 mil novos casos desses tumores malignos. Os números correspondem a 4% de todos os  tipos da doença, sendo o terceiro mais incidente entre os homens brasileiros”. Para Mato Grosso do Sul, o INCA prevê 140 novos casos de câncer de laringe ao ano, sendo 50 em Campo Grande. No caso de câncer de cavidade oral, são previstos 180, dos quais 70 na Capital.


Jeito de Cuidar Unimed - Um movimento das Unimeds que conecta todos da cooperativa em torno do “cuidar” – que é a essência da marca, define um novo padrão de cuidado com a saúde e com o bem-estar das pessoas, proporcionando uma experiência positiva e única aos beneficiários, clientes e à comunidade em geral.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: