SAÚDE
Tratamento para refluxo será apresentado em jantar científico em Campo Grande, nesta quinta
Encontro deve reunir parte da comunidade médica da capital sul-mato-grossense, para falar sobre inovadoras técnicas médicas, entre elas tratamento cirúrgico minimamente invasivo contra doença que atinge cerca de 20% da população brasileira
08/05/2024
14:55
ASSECOM
MARIA GORETI
@Divulgação
Médico endoscopista e cirurgião geral e do aparelho digestivo, Hugo Guedes é o palestrante convidado para um jantar científico que deve reunir parte da comunidade médica de Campo Grande (MS) nesta quinta, 9 de maio. Com atuação em Brasília, o especialista viaja à capital sul-mato-grossense para falar sobre inovadoras técnicas cirúrgicas, entre elas um procedimento minimamente invasivo para o tratamento de refluxo, mal que acomete cerca de 20% da população brasileira, segundo estimativas Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG).
Trata-se do TIF, do inglês Transoral Incisionless Funduplication, um procedimento feito com técnicas de endoscopia para a implantação de um dispositivo que corrige a disfunção anatômica que gera a Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE), libertando o paciente da dependência de medicamentos.
O procedimento já é feito nos Estados Unidos há mais de 20 anos para quadros crônicos e intensos da DRGE e, desde 2020, foi liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, para ser realizado entre os brasileiros.
O evento é organizado pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva e será realizado no Olivia Rooftop Eat & Drink para convidados. Durante a tarde, o evento contará também com a participação de Rodrigo dos Santos Guilherme, especialista em produtos da Top Med, que fará uma demonstração hand on do procedimento TIF com o uso do dispositivo médico Esophyx, em um manequim de treinamento.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Grupo de Dança do Projeto Conviver recebe homenagem na Câmara Municipal
Leia Mais
Juiz de Campo Grande rejeita pedido de indenização de R$ 190 milhões contra o X (antigo Twitter)
Leia Mais
TCE-MS define chapa única para eleições da nova diretoria com Flávio Kayatt como presidente
Leia Mais
Deputados da ALEMS devem apreciar 11 projetos na última sessão do mês
Municípios