ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Coronel David vai alinhar com Sejusp ações contra as invasões de terra no MS
02/05/2023
16:00
ASSECOM
Preocupado com as ações dos trabalhadores rurais sem-terra em Mato Grosso do Sul, deputado Coronel David (PL) vai se reunir com o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, nesta terça-feira (02), para viabilizar estratégias que inibam novas invasões de terra no MS.
O parlamentar, que é presidente da Comissão de Segurança Pública e Defesa Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), diz que a iniciativa foi motivada depois que a Fazenda Santa Eliza, que pertence à família da senadora e ex-ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina (PP), localizada no município de Terenos, foi invadida por trabalhadores rurais sem-terra na manhã de domingo (30/04).
Para o deputado, a invasão da Fazenda Santa Eliza tem “digitais da criminosa ação de aparelhamento engendrada pelo governo Lula de lideranças ligadas ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra) na direção do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) nos estados”.
“É o incentivo dissimulado para as invasões. Ao invadir terras produtivas cai por terra as alegações mentirosas do MST de estar lutando pela reforma agrária e que só invadem terras improdutivas. Mentirosos e criminosos. Para isso, só tem uma solução: cadeia”, afirmou o deputado.
(Secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, e deputado Coronel David (PL))
Em janeiro de 2023, quando iniciaram os trabalhos legislativos deste ano, Coronel David já estava preocupado com o aumento de invasões de terras em Mato Grosso do Sul desde o anúncio da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Ele chegou a apresentar, em sessão na Assembleia Legislativa, um requerimento, solicitando que o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, informasse se tinha algum procedimento investigatório a fim de que fossem identificados os financiadores dessas incursões praticadas pelos integrantes de movimentos rurais no estado.
Coronel David disse que o objetivo era saber quem estaria bancando financeiramente o transporte e a alimentação das pessoas que se encontram nos acampamentos do MST e da Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL).
O requerimento ainda solicitava informações quanto à existência ou não de inquérito policial a fim de apurar as invasões de terras ocorridas no estado nos últimos dias. “Desde o início deste ano, muito tem se comentado que, devido à mudança de presidente da República, as invasões de terras no Brasil teriam um crescimento exponencial. E o que me foi relatado é que, em todo o estado, está ocorrendo o deslocamento de pessoas para acampar às margens das rodovias, em lugares onde as terras são altamente produtivas e sem qualquer ociosidade”, relatou, preocupado com a volta da tensão no campo no MS e no Brasil.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Qualificação de auditores do TCE-MS reforça eficiência e impacto social da fiscalização
Leia Mais
Sessão Solene celebra 126 anos de Campo Grande com entrega de honrarias
Leia Mais
Empreenda Bem Mulher promove semana gratuita de capacitação em Campo Grande
Leia Mais
Ponta Porã sedia evento sobre tendências econômicas e oportunidades de negócios
Municípios